Sociedade

Primeiro Banco de Leite Humano do Norte nasce no Hospital de São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_banco_leite_humano_norte.jpg

DR

O Hospital de São João abriu hoje o Banco de Leite Humano, o primeiro no Norte e que servirá, com toda a segurança, o melhor alimento para os bebés mais frágeis internados em unidades de neonatologia.

O objetivo do projeto lançado pelo Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ) é chegar a toda a região Norte. Em Portugal, para além deste existe já um outro, instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.

“O Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física aqui [Hospital de São João] e o investimento foi daqui, mas destina-se a toda a região. O objetivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do HSJ se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano”, disse à agência Lusa a diretora clínica do CHUSJ, Maria João Baptista.

O investimento do Centro Hospitalar e Universitário São João rondou meio milhão de euros, tendo havido necessidade de requalificação da copa de leite do hospital, local onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados. A equipa do Banco junta farmacêuticos, especialistas em patologia clínica, nutricionistas, entre outros profissionais e técnicos.

O Banco de Leite Humano do Norte viverá, segundo a diretora clínica do CHUSJ, da “generosidade” das mães dadoras. Estas têm o suporte de equipas que vão às suas casas recolher o leite doado e esclarecer dúvidas, de forma a garantir o conforto da experiência com a amamentação do seu filho e a doação de leite. Para serem dadoras, as mães de bebés saudáveis com menos de seis meses, têm apenas que expressar esse seu desejo, através do envio de uma mensagem de correio eletrónico para blh@chsj.min-saude.pt.

Podem beneficiar deste leite doado bebés prematuros, cujas mães não estão biologicamente preparadas para amamentar, ou seja, devido à antecipação da chegada dos filhos ainda não tenham leite materno ou até o tenham mas não em quantidade suficiente. Também beneficiam deste projeto bebés internados por longos períodos nos serviços de neonatologia após, por exemplo, cirurgias longas ou recobros demorados, cujas mães até tinham leite, mas esse acabou durante o processo de recuperação do filho.

Saiba mais sobre o Banco de Leite Humano do Norte aqui.