Cultura

Primeiro ano da direção de Miguel Guedes à frente do Coliseu do Porto com resultados positivos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_presidente_miguel_guedes_bolhao_marinha_03.jpg

Miguel Nogueira

Os Amigos do Coliseu aprovaram, esta segunda-feira, em assembleia geral, por unanimidade, o relatório e contas de 2023, com o balanço orçamental positivo e o trabalho desempenhado, ao longo do ano passado, pela direção presidida por Miguel Guedes, a merecerem os elogios dos associados.

“Considero este um ano feliz e de enorme dedicação de todos”, resumiu Miguel Guedes, presidente da direção da Associação Amigos do Coliseu do Porto, constituída, no triénio 2023-2025, também por António Tavares, Laura Castro, Maria João Castro e Pedro Carvalho Esteves. Recorde-se, a propósito, que a Câmara Municipal do Porto, através do seu presidente, Rui Moreira, indicou, no ano passado, Miguel Guedes para diretor do Coliseu.

Em 2023 houve mais espetáculos e mais público… e mais investimento. O Coliseu Porto Ageas passou a estar habitado por "mantras" sonoros e audiovisuais, música e palavra. Foi criado um Serviço Educativo, pela primeira vez na sua história, performances artísticas que ficam agora ao dispor das instituições da cidade.

O equilíbrio financeiro e programático do Coliseu obteve resultados excecionais. Foi possível reverter a concessão do edifício, que já era encarada como destino inevitável, e foi ainda lançada a obra da substituição integral do telhado, uma aspiração de há muito tempo, e cuja empreitada acaba de se iniciar sem ser necessário encerrar o Coliseu.

“Esta casa esteve aberta a todas as programações”, realça Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto saudou a direção, que tomou posse em fevereiro de 2023, elogiou o “trabalho exemplar" e a capacidade de "multiplicar os resultados financeiros por 20 vezes". "Esta casa esteve aberta a todas as programações. É uma casa aberta à cultura do Porto, com todas as suas variantes. É a marca d'água da cidade, um espaço de liberdade cultural onde se congregam públicos", afirmou Rui Moreira.

[O Coliseu] É a marca d'água da cidade, um espaço de liberdade cultural onde se congregam públicos

"Queremos avançar com as obras [estruturais] e estou convencido que, no futuro, vai ser possível corresponder às expectativas dos Amigos do Coliseu com os fundos que aí vêm e onde o Município do Porto se substituiu a alguns municípios que não quiseram participar. Nós cá estaremos", concluiu o presidente da Câmara do Porto, um dos três principais associados de referência da Associação Amigos do Coliseu do Porto, a par com o Ministério da Cultura e a Área Metropolitana do Porto.

Na assembleia geral estiveram presentes a maioria dos associados (correspondente a 73% dos votos).