Ambiente

Primeiras árvores oferecidas pela Câmara já foram entregues

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

Já começaram a ser entregues as primeiras árvores do programa “Se tem um jardim temos uma árvore para si”, através do qual a Câmara do Porto vai oferecer 3 mil árvores e arbustos da flora portuguesa para os jardins e quintais dos portuenses.

Desde a abertura da campanha, no final de março e até 12 de abril, foram rececionadas 482 candidaturas e atribuídas 1405 árvores, encontrando-se em fase de análise 217 pedidos.

Assim, as equipas municipais do ambiente aproveitaram o Dia Mundial da Terra, assinalado a 22 de abril, para entregar os primeiros exemplares desta 4.ª edição no Viveiro Municipal do Porto, uma ação que contou com a participação do vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente, Filipe Araújo.

Esta 4.ª edição prevê a distribuição de 2.900 árvores e arbustos de nove espécies diferentes, sendo que as candidaturas decorrem até ao final deste mês.

Plantação simbólica no Parque Oriental

O Parque Oriental foi o local escolhido para receber a plantação de 8 árvores, cada uma simbolizando uma escola do Instituto Politécnico do Porto (IPP), numa ação inserida no projeto MUD.AS – Cuida o clima.

A iniciativa aproveitou para marcar o Dia Mundial da Terra, celebrado a 22 de abril, e foi realizada em parceria com a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, de diversos estudantes do Politécnico e ainda com a FAP – Federação Académica do Porto e o CNJ – Conselho Nacional de Juventude, também parceiros da iniciativa.

Envolveu a plantação de árvores de espécies autóctones, em linha com o que a Câmara do Porto tem promovido na cidade. Recorde-se que, em 2019, consumou-se a duplicação da área do Parque Oriental do Porto, concretizando uma ambição da cidade, despoluindo o Rio Tinto e implementando um parque linear que liga o Porto a Gondomar, numa extensão de percurso total de cerca de 6 quilómetros (cerca de 3 quilómetros no Porto), oferecendo um a percurso pedonal e ciclável, paisagisticamente arquitetado.

O MUD.AS é promovido pelo IPP, do qual o Município é parceiro, e visa sensibilizar e consciencializar os mais jovens para os impactos nefastos das alterações climáticas, através de um conjunto de ações que reforçam a importância de proteger o ambiente, respeitar o planeta e promover a utilização consciente e racional dos recursos naturais existentes.

Esta ação surge num contexto mais alargado de atividades que incluem ciclos de exposições, ciclos de conversas, seminários e outras ações junto de jovens e da comunidade académica em geral.