Sociedade

Primeira edição do U.Porto Fest arranca hoje para celebrar os 110 anos da universidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_biografia_GNR_19.jpg

Miguel Nogueira

Música, poesia, encenação e stand-up comedy são os principais atrativos do U. Porto FEST, festival de artes e espetáculo integrado nas celebrações dos 110 anos da Universidade do Porto que se realiza de 8 a 12 de junho, no edifício da Reitoria. Na noite do feriado de 10 de junho, Rui Reininho, também ele antigo aluno da U.Porto, apresenta uma jam session de “Retalhos Sonoros”. Todos os espetáculos são de entrada gratuita.

Cinco noites, cinco apresentações com início marcado sempre às 21 horas, com o Pátio do Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP) a pontuar o cenário, abrilhantado com recurso à “prata da casa”.

Aberto a toda a comunidade, o programa do U.Porto Fest foi construído tendo por base antigos e atuais estudantes da instituição, sem esquecer o contributo do seu corpo docente.

O evento inicia hoje à noite com Rui Ramos, conhecido contador de histórias, que já foi aluno de Geologia da Faculdade de Ciências (FCUP), e que vai dar corpo aos “Contadores de Histórias da U.Porto”, numa sessão em que também participam o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, além de um representante de cada faculdade, cada um deles responsável por contar uma história.

Amanhã, dia 9 de junho, será a vez da apresentação da companhia Seiva Trupe. Em “Encenações Imaginárias” explora-se a história mitológica de Minerva, filha de Júpiter e uma das deusas mais apreciadas da mitologia romana, imagem que representa a instituição e que comunica o peso histórico da academia.

Na noite de quinta-feira, feriado do Dia de Portugal, a voz de Rui Reininho irá ecoar no pátio a céu aberto do MHNC-UP. O antigo aluno do curso de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Letras (FLUP) e icónico vocalista dos GNR apresenta um repertório que vai “do rock à canção com preocupações sociais, passando por fiapos de jazz, folk e outras músicas tradicionais, sem esquecer o spoken word”, assinala o Notícias U.Porto.

Na noite de 11 de junho, sexta-feira, a proposta incide sobre a Festa da Poesia, protagonizada por Isabel Morujão, professora da FLUP. Serão ditos 110 poemas dos mais variados autores em homenagem aos 110 anos da U.Porto, e a “palavra poética habitada pela voz” de Rosa Alice Branco, Mónica Baldaque, Ilda Figueiredo, Amadeu Batista, José Manuel Barbosa, Fernando de Castro Branco, entre outros.

A fechar o primeiro U.Porto Fest, no sábado, o espetáculo de stand-up comedy de Rui Xará, antigo estudante da FCUP, ou melhor, eterno estudante, como atesta uma placa do emblemático Café Piolho, cujas quadras, da autoria do humorista, brincam com um grupo de estudantes que nunca terminou o curso.

Todos os eventos inseridos no U.Porto Fest têm entrada livre, ainda que sujeita a marcação prévia. Para reservar bilhetes, procure o evento aqui.

A U. Porto garante que todas as medidas de segurança estão asseguradas, desde a limitação da capacidade total de ocupação do espaço, à obrigatória higienização das mãos e desinfeção do calçado.