Cultura

Porto garante Queer por 3 anos

  • Notícia

    Notícia

Esta terça-feira, dia 29 de setembro, foi apresentado o programa do Queer Porto 1, a primeira edição do festival Queer do Porto, no Teatro Municipal do Rivoli.

Nesta apresentação marcaram presença de Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura, Tiago Guedes, Diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, e João Ferreira, Diretor Artístico do Queer Porto.

Na conferência, o Diretor do festival desvendou que a realização deste evento no Porto não acontecerá apenas este ano, o ano de estreia, mas que estão já "garantidas financeiramente mais duas edições nos próximos dois anos".

Paulo Cunha e Silva falou sobre importância da diversidade dentro da programação cultural, quer para o Teatro Municipal, quer para a cidade, enquanto, Tiago Guedes reafirmou a aposta na programação de cinema. Foi ainda apresentada a programação completa do Queer Porto, bem como, os convidados oficiais, júri internacional e as atividades paralelas que irão decorrer no âmbito do festival.

O Queer Porto 1, realiza-se entre 7 e 10 de outubro e tem programados 28 filmes, de 13 países e há novidades em relação à edição de Lisboa - a seção competitiva, a decorrer por inteiro no Teatro Municipal Rivoli, no que respeita a longas metragens, junta documentário e ficção, um híbrido cada vez mais frequente na realização cinematográfica. E o festival alastra a outras instituições (teatro Mala Voadora, espaço Maus Hábitos e galeria Wrong Weather) e ao diálogo com outras áreas de expressão artística, tais como a performance e o DJing.

O Queer é o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer.