Sociedade

Primeira edição do Essência Festival com concertos e gastronomia nos jardins do Palácio de Cristal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardim_tulipas_14.jpg

Filipa Brito

É um novo conceito de evento que alia concertos, gastronomia e uma diversidade de outras experiências. O Essência Festival – food, drinks & music decorre desta sexta-feira, 1 de julho, até domingo, dia 3, nos Jardins do Palácio de Cristal.

“Trata-se de um modelo de evento inovador no nosso país, inspirado em formatos de grande impacto noutras cidades europeias e norte-americanas. Surge como consequência natural de uma primeira abordagem, bem-sucedida, no verão do ano passado, ainda sob fortes condicionantes pelo contexto pandémico”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho, produtora do novo festival.

“A programação que definimos, os protagonistas, os parceiros e as marcas que se juntam a nós, permitem criar grande expetativa. Sim, o Porto ganha certamente um novo grande evento anual”, acrescenta.

Pela Concha Acústica dos jardins do Palácio de Cristal vão passar nomes fortes da atual cena musical do nosso país. Cais do Sodré Funk Connection atuam na noite de 1 de julho (22 horas). Sábado, dia 2, a tarde (16h30) traz o intimismo da Rua das Pretas. À noite (22 horas) atua Da Chick. Domingo, dia 3, a tarde (16h30) é dos Cassete Pirata. Aos finais de tarde, a contemplar a fantástica panorâmica do pôr do sol que o recinto permite, as sessões The Party Club reúnem dj’s, vinhos e finger food.

Em permanência durante o festival estarão quatro restaurantes com dezenas de propostas gastronómicas: Sagardi, Obicá, Tokkotai e o Dona Maria (The Lodge Hotel, Gaia) contrapõe sabores de matriz bem portuguesa, cuidados e mostrados com apuro. Haverá ainda uma mão cheia de food trucks – Comida de Rua, Madre Coxinha, Pé na Horta, Thapi Tapioca Gourmet e Ginja –, em contínuo no evento.

O Essência Festival – food, drinks & music traz ao Porto um grande nome da gastronomia internacional: Tsuyoshi Murakami, do restaurante Murakami, em São Paulo (Brasil), tido como dos maiores especialistas contemporâneos em sabores asiáticos, é o chefe convidado para a realização de dois banquetes (sábado e domingo).

Mais de 100 marcas estarão representadas no festival, com produtos tão distintos e complementares quanto vinhos, cervejas, espirituosos e café.

O festival tem entrada livre. O consumo de bebidas é feito mediante a aquisição do copo oficial Riedel (cinco euros), que pressupõe a oferta de duas provas.

Consulte aqui o programa do festival.