Proteção Civil

Previsões de mau tempo e novas cheias agravam nível dos avisos da Proteção Civil para este fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#mno_cheias_dez_2019_segunda_noite_25.JPG

Miguel Nogueira

Forte agitação marítima, vento forte e chuva por vezes forte devem marcar este fim de semana, de acordo com a atualização das previsões meteorológicas pelo IPMA, que levaram à emissão de novos avisos e admitem como muito alta a probabilidade de ocorrência de novas cheias nas zonas ribeirinhas, sobretudo nas horas de preia-mar.

O Departamento Municipal de Proteção Civil avisa que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), existiu um de agravamento das condições meteorológicas para o fim de semana, nomeadamente forte agitação marítima, vento forte e chuva por vezes forte.

Relativamente à agitação marítima, foi emitido Aviso Vermelho, com previsão de ondas de Oes-Noroeste com 7 a 8 metros de altura, podendo atingir 14 a 15 metros de altura máxima, válido entre as 21h00 de dia 21, sábado, e as 12h00 de dia 22, domingo. A Avenida de Dom Carlos I vai permanecer encerrada, pelo menos, até segunda-feira.

Quanto ao Vento, foi emitido Aviso Amarelo, com rajadas até 90 km/h, válido até às 00h00 de 22 de dezembro, domingo.

No que respeita ao risco de cheia no estuário do Rio Douro, de acordo com informação da Capitania do Porto do Douro, o aviso mantém-se no nível vermelho, sendo que, durante as horas de preia-mar (10h45 e 23h23 de sábado), a probabilidade de subida da cota de rio é maior e poderá afetar os locais mais vulneráveis, nomeadamente as zonas de Miragaia e Ribeira.

A população deve acompanhar atentamente a informação disponibilizada, adequando as medidas de autoproteção conforme necessário à mitigação dos efeitos de situação de cheia, elevando ou removendo os bens de maior valor e contactando as autoridades presentes nos locais.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas.

Relativamente à agitação marítima, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança que foram estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto, através da Proteção Civil Municipal, continua a acompanhar permanentemente a atualização das previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 22/2019.

Em caso de emergência, é sugerido o contacto do 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.