Proteção Civil

Previsão para novo agravamento das condições meteorológicas com chuva forte e agitação marítima

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_mau_tempo_chuva_forte_03.jpg

Filipa Brito

O Serviço Municipal de Proteção Civil avisa para a existência de novas previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas para esta terça e quarta-feiras, nomeadamente, precipitação forte e agitação marítima.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontra-se prevista a ocorrência períodos de chuva, por vezes forte, durante hoje e amanhã, dias 13 e 14 de dezembro. O período mais crítico – correspondente com o aviso laranja emitido – tem duração até às 18h00 de hoje, terça-feira, dia 13 de dezembro.

Quanto à agitação marítima, esta encontra-se prevista entre as 12h00 de dia 14, quarta-feira, até às 00h00 de quinta-feira, dia 15 de dezembro.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada das medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam a minimizar o risco existente, nomeadamente:

  • Condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
  • Respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu ou outros que venha a ser necessário implementar;
  • Especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude da saturação dos solos;
  • Muita atenção às informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e indicações, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

A Câmara do Porto, através do pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.