Proteção Civil

Trânsito cortado na Av. de D. Carlos I a partir de hoje à noite face à previsão de mau tempo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_corte_D_Carlos_01.jpg

Miguel Nogueira

A Proteção Civil Municipal informa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir do início de terça-feira, com vento forte, chuva forte e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de vento forte com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, entre as zero e as 18 horas de terça-feira, dia 9 de fevereiro.

Está também prevista precipitação, por vezes forte e podendo ser acompanhada de trovoada, para terça-feira entre as zero e as 12 horas.

Relativamente à agitação marítima, o Porto está sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste/noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 a 12 metros. O aviso laranja vai manter-se entre as 18 horas de dia 9, terça-feira, e as 9 horas de dia 10 de fevereiro, quarta-feira, altura em que passará para o nível amarelo.

Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de D. Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 22 horas desta segunda-feira, sendo o trânsito restabelecido logo que as condições do mar o permitam. A situação será reavaliada durante quarta-feira, dia 10 de fevereiro.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes – Av. de D. Carlos I, Av. do Brasil e Av. de Montevideu. Desaconselha ainda o estacionamento de viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima.

Este serviço municipal recomenda ainda especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis – equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, bekaerts (vedações metálicas), lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas – que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

A Câmara do Porto, através Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 05/2021.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.