Sociedade

Presidente da República de Cabo Verde recebe título Honoris Causa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Universidade Portucalense atribuiu o título Honoris Causa ao Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca. A cerimónia decorreu esta tarde na Aula Magna da Universidade.

“O Doutor Jorge Carlos de Almeida Fonseca é um insigne Estadista, distinto jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, reconhecido professor universitário e relevante Homem da Cultura. No campo político, destaca-se toda a sua longa ação em defesa da independência dos povos”, referiu em comunicado a Universidade Portucalense.

Os importantes cargos políticos que tem desempenhado em Cabo Verde e em organizações internacionais são igualmente destacados pela Portucalense, que salienta o exercício de uma “vasta atividade docente em universidades e outras instituições”, além de “uma reconhecida atividade literária como poeta, ensaísta e escritor”.

A Universidade Portucalense recorda ainda o percurso do Chefe de Estado enquanto jurisconsulto, advogado e consultor.

Entre os convidados, esteve o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, com quem Jorge Carlos de Almeida Fonseca tem mantido uma relação institucional próxima.