Cultura

Presidente da República cumpriu a tradição e disse que é "um escândalo" não ir à Feira do Livro do Porto

  • Notícia

    Notícia

A visita do Presidente da República já faz parte da tradição da Feira do Livro do Porto, e nesta sexta-feira voltou a cumprir-se. Acompanhado pelo presidente da Câmara do Porto, percorreu todo o recinto, visitou cada um dos 115 expositores, levou alguns livros e não se negou às fotografias.

Rui Moreira e Marcelo Rebelo de Sousa chegaram aos Jardins do Palácio de Cristal após terem depositado coroas de flores no mausoléu que alberga o coração de D. Pedro IV, na Igreja da Lapa, em homenagem aos 200 anos da Revolução Liberal do Porto.

Ambos estiveram às 16 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, para a apresentação do livro "1820.Revolução Liberal no Porto", de José Manuel Lopes Cordeiro, editado pela Câmara do Porto. Seguiu-se o percurso pela Avenida das Tílias - ao longo da qual estão distribuídos os expositores e onde será descerrada no sábado a placa atribui uma tília de homenagem à poeta portuense Leonor de Almeida, autora consagrada nesta edição da Feira do Livro.

Em clima descontraído, interagindo com os visitantes do festival literário, o presidente da Câmara do Porto e o Presidente da República percorreram os expositores da Feira do Livro. Distribuíram cumprimentos, pararam para as fotografias, e levaram alguns volumes consigo.

"A adesão foi impressionante. As pessoas estão cansadas de não ter que fazer, de não ter acesso ao livro, de não terem acesso à cultura. Isto não é apenas uma feira do livro, é também um festival literário, com música, com animação para todas as cidades. A expectativa é que aconteça nos próximos dias aquilo que hoje tem acontecido", frisou Rui Moreira.

Importância "evidente" para os cidadãos do Porto

O autarca destacou também a importância "evidente" da Feira do Livro do Porto: "É muito importante para os livreiros, para os editores, para todos aqueles que têm passado um péssimo tempo durante toda esta fase de pandemia. Mas é também muito importante para os cidadãos do Porto", realçou.

Colocar de pé um evento como a Feira do Livro numa fase de pandemia implicou encontrar soluções para os desafios que se colocaram, notou ainda o presidente da Câmara do Porto. "O maior desafio teve a ver com o pensamento estratégico de uma feira que este ano tinha de ser diferente. Nós prevíamos ter menos afluência de editores e livreiros, que acabou por não suceder. Mas tínhamos esta enorme dificuldade de garantir que o recinto podia ser utilizado em condições de segurança. E, ao mesmo tempo, conseguirmos que as atividades, anteriormente muito concentradas em determinados espaços, podiam ser espalhadas pelos Jardins do Palácio de Cristal", sublinhou o autarca da Invicta.

"Esse pensamento estratégico foi desenvolvido por muitas pessoas na Câmara e na nossa empresa municipal, a Ágora - Cultura e Desporto. Acho que resultou em pleno, mas foi uma grande exigência. Não estamos a fazer uma feira do livro que estejamos a vivê-la como vivíamos as outras", admitiu Rui Moreira.

O primeiro dia serviu para confirmar que as opções tomadas foram as corretas: "Acho que resultou, está muito bonito. Não há excesso de informação, porque hoje em dia vamos a alguns espaços e vemos tanta informação securitária que quase ficamos assustados. Mas o que é preciso, está. As pessoas que organizaram estão de parabéns", concluiu o presidente da Câmara do Porto.

É "um escândalo" não ir à Feira do Livro

Entusiasta dos livros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez como é sua tradição a visita a cada um dos expositores da Feira do Livro do Porto. E congratulou-se com a adesão dos portuenses: "Está aqui gente de todas as idades, muito mais do que eu tinha imaginado que estivesse", realçou.

"Conheço os pavilhões dos últimos anos e há qualquer coisa que muda para melhor. Houve grande capacidade de imaginação", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando "obrigatória" a visita à Feira do Livro. "É um escândalo não virem cá. Há espaços onde podem comer, ouvir apresentação de livros, espaços com qualidade única de enquadramento natural. Está tudo muito bem organizado, e não é fácil organizar eventos num ano de pandemia", notou o chefe de Estado.

Recorde tudo o que precisa de saber sobre horários, lotação, medidas sanitárias, bilhetes para eventos, antes de visitar a Feira do Livro do Porto.

Todas as informações são permanentemente atualizadas no site oficial da Feira do Livro e no Facebook.

Consulte aqui a programação completa da Feira do Livro do Porto 2020.