Cultura

Presidente da República abastece-se na Feira do Livro do Porto de leitura para as próximas semanas

  • Notícia

    Notícia

Marcelo Rebelo de Sousa comprou hoje "uns 30 ou 40 ótimos livros", no dia inaugural da Feira do Livro do Porto, para ler durante as viagens que tem agendadas para este mês.

Acompanhado pelo presidente da Câmara do Porto, o Chefe de Estado começou por visitar as exposições "Quatro Elementos" e "O Anjo de Timor - Ilustrações para Sophia", que - a primeira hoje e a segunda amanhã - abrem ao público Galeria Municipal do Porto, situada nos Jardins do Palácio de Cristal onde decorre a Feira do Livro.

Depois, ao longo de mais de duas horas, Marcelo Rebelo de Sousa visitou demoradamente os 130 pavilhões e folheou dezenas de livros, fez compras, distribuiu cumprimentos e acedeu a tirar as já habituais selfies, terminando com um rasgado elogio à qualidade da Feira do Livro e à homenagem da Câmara do Porto a Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja importância literária e cultural sublinhou.

A poeta é o tema central do evento e um dos pontos mais altos acontece pelas 18,30 horas deste sábado, altura em que é atribuída a tília a Sophia, o quarto grande vulto das letras a ficar consagrado na Avenida das Tílias. Logo depois, as palavras da grande poeta "A terra O sol O vento O mar / São minha biografia e são meu rosto" servem de mote ao primeiro dos oito debates que José Eduardo Agualusa programou para esta Feira do Livro, com a participação de Ana Luísa Amaral e de Frederico Lourenço, sob moderação de Miguel Sousa Tavares, filho de Sophia.

Veja toda a programação no Jornal da Feira do Livro do Porto e acompanhe o que se vai passando no Palácio de Cristal através da página do facebook.