Sociedade

Presidente da Federação Académica do Porto assume terceiro mandato

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Ana Gabriela Cabilhas foi reeleita para mais um mandato na liderança da Federação Académica do Porto (FAP). Depois de se tornar a segunda mulher presidente da instituição, a estudante do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Universidade do Porto é também a segunda na história a receber a confiança dos alunos pela terceira vez.

A lista vencedora tem as prioridades definidas: promover elementos jovens nos órgãos de decisão política, trazer para o debate público temas como o emprego e habitação dignos, além da atenção redobrada relativamente às questões do alojamento estudantil e do combate ao abandono escolar.

Os órgãos sociais da FAP têm em vista, ainda, um projeto-piloto para testar e debater a semana de quatro dias de aulas no ensino superior.

“Acredito, mais do que nunca, na força viva e reivindicatória da juventude e na nossa capacidade de superação e de coesão. Estou aqui, em 2023, por uma voz que quer falar ainda mais alto”, sublinha Ana Gabriela Cabilhas.

A recém-eleita voz da FAP lembra que, durante o primeiro mandato, “ficámos na expetativa de que algo maior ia acontecer, na Academia e no país” e que “mentalidades e comportamentos iam ser mudados” em consequência da pandemia.

No entanto, acredita, “as ações com impacto na vida da minha geração foram poucas”. “Entretanto, a guerra e a crise inflacionária trazem mais desafios à Europa, a Portugal e, uma vez mais, imagine-se, às novas gerações”, alerta a estudante da Universidade do Porto.

Presente na cerimónia de tomada de posse, que aconteceu no Museu Soares dos Reis, a vereadora com o pelouro da Juventude, Catarina Araújo, assumiu que está “atenta ao reptos e preocupações da FAP” uma vez que os jovens “constituem um fator essencial no presente e no futuro da nossa cidade”.

A responsável sublinhou a preocupação do Município nas “questões relacionadas com o alojamento estudantil, empregabilidade jovem, promoção de aprendizagens de qualidade e da igualdade de oportunidades”.

São várias as sinergias orientadas para a ação entre a cidade e a Federação Académica do Porto e vários os resultados já alcançados a vários níveis, que se traduzem, entre outros, em projetos como o Programa Aconchego, o FAP no Bairro, o Pólo Zero, o Capacita.Te, o Study in Porto e a futura residência universitária da Rua da Bainharia.

Para 2023 está previsto o reforço das iniciativas direcionadas para a juventude, tanto por via da atualização das atividades que já têm vindo a ser dinamizadas, como pelo aumento do leque da oferta através do lançamento de novas iniciativas.