Economia

Presidente da Câmara do Porto recebeu líderes institucionais e empresariais ibero-americanos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As relações económicas entre Portugal, Espanha e América Latina estiveram na ordem do dia durante a receção do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a um grupo de líderes institucionais e empresariais que integram o Conselho Empresarial Aliança para a Ibero-América (CEAPI).

Na Casa do Roseiral, o presidente da Câmara do Porto acolheu cerca de 30 empresários de Portugal, Espanha, Andorra, Peru e Argentina. “Portugal e Espanha têm um conjunto de relações históricas com vários países do mundo que poderíamos desenvolver muito mais eficazmente se nos uníssemos e promovêssemos juntos. É por isso que estas iniciativas são muito importantes, e por isso devemos ter mais estratégias desta natureza. Ter empresas que não são apenas portuguesas ou espanholas, mas que operam nesta esfera conjunta”, sublinhou o autarca.

“Portugal é um ator chave na recuperação pós-pandémica da Ibero-América. Mas o trabalho para assegurar que esta região continue a ser uma região do futuro exige uma ação conjunta dos governos, do sector privado e da sociedade em cada um dos países que a compõem”, indicou a presidente do CEAPI, Núria Vilanova.

A passagem deste grupo pelo Porto, que integrou Dom Duarte Pio de Bragança, o empresário António Amorim, entre outras personalidades, enquadrou-se numa visita destinada a reforçar e promover as relações entre os empresários de Portugal e Espanha e da América Latina. Para além de Rui Moreira, a comitiva do CEAPI encontrou-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a embaixadora espanhola em Portugal, Marta Betanzos Roig.

O CEAPI é uma associação formada por 190 empresários, presidentes de importantes empresas ibero-americanas, cuja missão é valorizar o papel dos empresários e o seu impacto na sociedade, promovendo um compromisso com a sustentabilidade.