Sociedade

Presidente da Câmara do Porto recebe na segunda-feira a Medalha da Cruz de São Jorge

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Rui_Moreira_formal.jpg

Miguel Nogueira

O Terreiro da Sé recebe, na segunda-feira, a cerimónia militar evocativa da Entrada no Porto do Exército Liberal, durante a qual será imposta ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a Medalha da Cruz de São Jorge, 1.ª Classe.

Esta condecoração do Estado-Maior-General das Forças Armadas destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão daquele órgão.

A decisão de atribuir a Medalha da Cruz de São Jorge a Rui Moreira partiu do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, em reconhecimento do empenho do presidente da Câmara do Porto em “incentivar e preservar um excelente relacionamento institucional” da autarquia com as Forças Armadas, “promovendo e apoiando, com elevadíssimo sentido de serviço público, atividades que reforçam o prestígio da Instituição Militar na região Norte, com benefícios mútuos para ambas as partes.”

A condecoração será imposta na cerimónia militar evocativa da Entrada no Porto do Exército Liberal, que contará com a presença do Presidente da República, e se realiza na segunda-feira, 11 de julho, às 10 horas, no Terreiro da Sé.

O programa comemorativo inclui a realização, na segunda-feira, de uma missa e almoço nos claustros da Sé Catedral do Porto. Antes, no domingo, haverá um jantar para altas entidades e um concerto no Rivoli.

Ajustamentos ao trânsito

No quadro das comemorações, e de modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, será necessário efetuar condicionamentos de trânsito e estacionamento em determinados arruamentos e períodos. Todos os condicionamentos serão assegurados pela Polícia.