Sociedade

Presidente da Câmara do Porto condecorado pela República da Roménia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recebeu nesta segunda-feira a condecoração da Ordem Nacional “Para Mérito”, em grau de Comendador, atribuída por decreto do Presidente da República da Roménia, Klaus Werner Iohannis.

Numa cerimónia que teve lugar nas instalações da Embaixada da Roménia em Portugal, em Lisboa, e que se realizou no dia em que a Roménia comemora o seu Dia da União, o presidente da Câmara do Porto foi condecorado pela embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru (em representação do Presidente da República da Roménia), pelo seu contributo para as relações entre os dois países, assim como pelo empenho na promoção dos valores culturais.

“Temos esta incrível ligação em termos culturais, através da presença da Roménia no Porto e no norte de Portugal. E, claro, conseguimos estabelecer relações fortes no aspeto económico. As trocas comerciais entre Portugal e a Roménia têm vindo a crescer, o que é um fator importante. Há também a comunidade romena no Porto, e sabemos o quanto eles gostam de viver na nossa cidade”, sublinhou Rui Moreira, lembrando o “laço muito forte” com Timisoara.

Agradecendo a condecoração como “um símbolo da abertura da cidade do Porto ao mundo”, o presidente da Câmara do Porto realçou que “devemos continuar a construir a Europa”. “Estes não são tempos fáceis. Sabemos o que está a acontecer não muito longe da Roménia – não muito longe de nós, na verdade. Na Europa sopram ventos de guerra em todas as direções, há extremismos no vosso país, assim como no nosso país. Há muita intolerância por todo o lado, que não é provocada apenas pelas dificuldades que estamos a atravessar, e que esta pandemia não ajudou”, notou.

“De facto, parece que voltámos a suspeitar uns dos outros. Se olharmos para a História, foi sempre assim que começou: com desconfiança. Quando começamos a suspeitar uns dos outros, acabamos a combater-nos uns aos outros”, acrescentou o autarca, considerando a cultura uma “ferramenta fundamental para nos manter unidos”. E frisou: “A cultura aproxima as pessoas e possibilita os entendimentos. Pessoas mais cultas têm menos tendência para desconfiar dos outros.”

“As cidades são, de facto, a ferramenta para o futuro da Europa. Agora que a pandemia pode estar a aproximar-se do fim, será tempo para trabalhar em conjunto”, expressou Rui Moreira, concluindo com um agradecimento especial dirigido ao Presidente da República da Roménia: “Gostamos muito da Roménia. A vossa cultura é muito importante para nós. Parámos durante dois anos, mas não é culpa nossa. [A humanidade] já tinha parado antes, leia-se o Decameron de Boccaccio. Se lermos Boccaccio, temos de ficar otimistas. Sempre que estas situações aconteceram, o mundo eventualmente mudou para melhor. Esperemos que todos fiquem seguros, muito obrigado, foi uma grande honra para mim.”

“União, consenso e solidariedade”

Numa breve intervenção, a embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, salientou o facto de a cerimónia coincidir com uma ocasião festiva para os romenos. “O simbolismo deste dia relaciona-se principalmente com o final das divisões e a construção da união, consenso e solidariedade. Estes princípios adquirem importância renovada nestes tempos desafiantes”, sublinhou.

“Os nossos países estão ligados por afinidades culturais e históricas ricas, que decorrem da herança latina, por fortes laços europeus e euro-atlânticos, e pelo respeito pelos direitos e valores fundamentais. Partilhamos a vocação de construir pontes, que são um símbolo da cidade do Porto”, acrescentou a diplomata, agradecendo a receção da Invicta à comunidade romena a residir na cidade: “Assinalo o alto nível de integração da comunidade romena, ainda que relativamente reduzida em dimensão, mas muito vibrante, na vida económica, social e cultural do Porto.”

Esteve presente na cerimónia o cônsul honorário da Roménia no Porto, Paulo Vaz, assim como vários embaixadores de países europeus e extracomunitários, e também o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Em palavras dirigidas ao presidente da Câmara do Porto, o autarca de Lisboa confessou-se um “grande admirador”. “Colocou o Porto a ser falado em Nova Ioque, em Londres, em Paris, a nível europeu, de tal modo que estamos todos muito orgulhosos. Ao mesmo tempo, mantém-se muito próximo das pessoas. Acompanhei-o nas ruas do Porto e vi como as pessoas gostam de Rui Moreira, porque ele resolve as pequenas coisas que mudam a vida das pessoas”, enalteceu.

A sessão compreendeu ainda a intervenção de uma professora de romeno, que vive no Porto, e que apresentou um livro sobre o ensino romeno-português, após o que foi servido um Porto de Honra nos jardins da embaixada.