Proteção Civil

Presidente da Câmara do Porto condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro decorreu no domingo, na Avenida 25 de Abril, com a participação de cerca de 1500 bombeiras e bombeiros de todo o país e a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que condecorou a Liga dos Bombeiros com a Ordem do Infante D. Henrique.

Na mesma cerimónia, o presidente da Câmara do Porto foi agraciado com a distinção honorífica, crachá de ouro. O distintivo foi entregue pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, acompanhado da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do presidente da Liga, António Nunes.

“Ser bombeiro é abraçar uma nobre missão, arriscando a vida todos os dias. Tal exige, para além de robustez física, uma grande capacidade e resistência psicológica e emocional no desempenho diário das funções que vos são atribuídas, muitas vezes com prejuízo da vida pessoal e familiar”, sublinhou Rui Moreira, recordando a importância dos “soldados da paz” durante o contexto pandémico, designadamente “na emergência médica e pré-hospitalar, no transporte de doentes, na desinfeção de lares e unidades de saúde, ou de espaços públicos, entre muitas outras tarefas que desempenharam num período de grande incerteza e medo”.

“Com o mesmo sentido de missão e disponibilidade, de imediato se organizaram para a construção de respostas humanitárias, que emergiram por todo o país no âmbito da inesperada invasão da Ucrânia pela Rússia”, acrescentou o autarca.

“A vossa abnegação é conhecida e é respeitada”

Também o Presidente da República destacou a ação desenvolvida, diariamente, pelos bombeiros de todo o país. “Sei do prestígio que tendes lá fora. A vossa abnegação é conhecida e é respeitada. Eu vi elogiá-la a chefes de Estado e chefes de Governo dos países mais diversos e de forma especial nos últimos anos, por causa dos fogos que nos atormentaram e da capacidade de apoiar no combate à pandemia”, frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, reconheceu igualmente o contributo dos “soldados da paz”. “Num momento em que nos aproximamos do período, em regra, mais crítico dos incêndios rurais, é justo, e nunca é demais fazê-lo, enaltecer o trabalho que desempenham anualmente no combate aos incêndios. O vosso contributo para os resultados alcançados nos últimos anos é notável”, afirmou.

Para além do Presidente da República, do ministro da Administração Interna e do presidente da Câmara do Porto marcaram também presença na cerimónia o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, a vereadora dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo, o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, os vereadores da oposição Alberto Machado e Ilda Figueiredo, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e capelão nacional dos bombeiros, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, que também preside à Comissão Distrital de Proteção Civil e que nessa qualidade recebeu também o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros, e o comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, tenente-coronel Carlos Marques, entre outras individualidades.