Sociedade

Prémios do Concurso de Montras de São João 2021 foram entregues aos vencedores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Montras de São João 2021. Os prémios distinguiram a criatividade dos estabelecimentos do comércio local e de rua na forma como celebraram esta tradição da cidade.

O primeiro prémio foi para a Circus Network, um espaço que surgiu em 2012, enquanto organização cultural informal, e que desde 2015 se transformou em agência criativa, galeria de arte, loja e co-work. Dedicada à arte urbana, ilustração, música e design, a Circus Network localiza-se no coração da cidade do Porto, no denominado “Bairro das Artes” (Rua do Rosário).

Na apreciação do júri, o segundo lugar coube ao espaço PAAZ, Arquitectura e Design. Situado na Rua de Sá da Bandeira, o local de trabalho do arquiteto Paulo Azevedo apresentou-se a concurso com um manjerico construído em tijolo.

A completar o pódio surge a loja Rocha & Leitão, fundada em 1983 e desde então dedicada à comercialização de ferragens, ferramentas, parafusos, metais e utilidades. O estabelecimento situa-se na Rua do Almada.

Os prémios foram entregues pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente. Para além do galardão, o primeiro classificado recebe um prémio monetário no valor de 2.250 euros, cabendo 1.750 euros ao segundo classificado e 1.250 euros ao terceiro lugar.

O júri do concurso avaliou a originalidade e criatividade, a integração do produto da loja no comércio, as cores, materiais utilizados e iluminação, e a estética do conjunto (harmonia da imagem).

Foi ainda atribuído o título de montra amiga do ambiente à galeria e oficina de joalharia contemporânea As 3 Jóias, localizada na Rua de Santa Teresa.

A montra preferida do público pertenceu à Servilusa Agências Funerárias, na Rua de Santa Catarina. O estabelecimento recolheu o maior número de votos entre as 79 concorrentes.

Resultados da avaliação do Concurso de Montras de São João 2021.