Sociedade

Prémios do Concurso de Cascatas de São João entregues aos vencedores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheu, no dia 10 de julho, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Cascatas de São João de 2024.

Na categoria geral, o Orfeão do Porto foi o grande vencedor, arrecadando um prémio no valor de 800 euros. Em segundo lugar ficou a ACAA – Academia Cultural e Artística de Aldoar, com um prémio no valor de 600 euros, e, em terceiro, Henrique dos Reis Teixeira, que levou 200 euros.

Ainda nesta categoria foram atribuídas duas menções honrosas: ao projeto idealizado pela Associação dos Moradores da Lomba (Bonfim) e a Francisco Pereira Soares.

Já na categoria para participantes com idade inferior ou igual a 15 anos, o primeiro prémio (também no valor de 800 euros) foi arrecadado pela Escola Básica da Constituição enquanto o segundo foi atribuído ao Jardim-Escola João de Deus do Porto (600 euros) e o terceiro à Escola Básica do Viso (200 euros).

Foram atribuídas, nesta categoria, duas menções honrosas atribuídas à Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis e à Escola Básica Francisco Torrinha.

Tradição que se mantém

Já na categoria de grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais, o grande vencedor foi o Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital de Magalhães Lemos (800 euros). O segundo prémio foi atribuído ao Centro de Dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (600 euros) e o terceiro ao Hospital Conde Ferreira (200 euros).

Foram atribuídas, neste grupo, menções honrosas à Residência Geriátrica Acolhe e ao Centro Social e Paroquial do Amial.

A professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Cláudia Amandi, o professor e jornalista André Rubim Rangel e a arquiteta Adriana Gravato constituíram o júri.

O Concurso de Cascatas de São João integra o programa das Festas da Cidade, que o Município promove anualmente, com o objetivo de valorizar e manter viva uma tradição enraizada no património imaterial da cidade.