Cultura

Prémios do 23.º Concurso Internacional Santa Cecília entregues na Casa da Música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A competição que coloca à prova dezenas de jovens pianistas de todo o mundo chegou no sábado ao seu final. A Casa da Música foi o palco da entrega de prémios.

A grande vencedora desta 23.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília foi Mirabelle Kajenjeri. A pianista de nacionalidade francesa mas nascida em Kiev, na Ucrânia, conquistou o primeiro prémio – Prémio Cidade do Porto – com a sua interpretação do Concerto n.º 1 op. 23, de Tchaikovsky.

Leo de María, de Espanha, terminou o concurso na segunda posição, tendo o chinês Antonio Chen Guanng completado o pódio na categoria principal.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar na sala Guilhermina Suggia da Casa da Música, no sábado. Os três finalistas interpretaram uma obra do repertório concertante, acompanhados pela Orquestra Filarmónica Portuguesa sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira.

“É com grande satisfação e alegria que o Município do Porto se associa uma vez mais, à edição anual do Concurso Internacional Santa Cecília”, assumiu o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, salientando a importância do reconhecimento da “qualidade artística, o mérito e a relevância cultural do Concurso como impulsionador do lançamento de jovens pianistas internacionalmente.”

Destacando o facto de o Concurso Internacional Santa Cecília ser o maior e mais antigo concurso internacional de música realizado em Portugal, Rui Moreira deu os parabéns aos 29 jovens pianistas oriundos de mais de 12 países que participaram nesta edição.

“É, pois, motivo de grande entusiasmo para o Município do Porto a realização do Concurso Internacional Santa Cecília, uma vez que reunindo os diversos especialistas nacionais e internacionais, projeta o Porto e a região como centro de acontecimentos internacionais aglomeradores de grande potencial artístico, através da presença de jovens músicos oriundos do mundo inteiro”, concluiu o autarca.

Para além do diretor artístico do concurso, Álvaro Teixeira Lopes, a cerimónia contou com a presença dos representantes da administração da Casa da Música, do presidente da comissão executiva da Fundação Manuel António da Mota, e da diretora da Fundação La Caixa.