Turismo

Prémios Best Of Wine Tourism 2024 entregues na Casa da Música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os vencedores do concurso Best Of Wine Tourism 2024, promovido pelo Porto, no âmbito das Great Wine Capitals - Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos, receberam, esta segunda-feira à noite, na Casa da Música, os respetivos prémios. A cerimónia está inserida na programação da "Wine & Travel Week", evento de enoturismo de referência e que promete, durante esta semana, uma intensa atividade de networking e experiências únicas na cidade.

"O que nos une esta noite é, inegavelmente, o vinho", sublinhou a vereadora do Turismo e Internacionalização. "Podemos romantizar um setor que exige conhecimento, experiência, tempo e trabalho árduo, mas o que é trabalho árduo sem paixão? Sem coração?", acrescentou Catarina Santos Cunha.

A vereadora do Turismo e Internacionalização lembrou que, ali mesmo (na Casa da Música), foi apresentado o mais recente programa municipal para o setor: "Yours Truly, Porto", um mapa de visão para o futuro sustentável deste destino. "Reúne os muitos projetos que estamos a desenvolver para tornar o turismo da cidade verdadeiramente qualificado, diversificado e sustentável", frisou.

Carta de amor à cidade

De acordo com Catarina Santos Cunha, "é um documento estratégico, mas foi pensado, escrito e desenhado como uma carta de amor à nossa cidade". "Acreditamos que o vinho e o enoturismo são fundamentais para alcançar o tipo de turismo que queremos ver no Porto", concluiu.

Presente na sessão de entrega dos prémios Best Of Wine Tourism 2024 estiveram também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, e a managing director das Great Wine Capitals, Catherine Leparmentier, que relembrou o lançamento do "Best Of Club – Porto", como de capital importância para afirmação da região com identidade vínica no contexto mundial.

Os prémios Best Of Wine Tourism, que celebraram este ano a sua 20.ª edição, distinguem os melhores projetos de enoturismo de todo o mundo, inspirando a indústria do vinho a alcançar novos patamares de inovação e experiência do visitante. O público também participou para o People’s Choice Award 2024.

Os premiados da região do Porto nas diferentes categorias foram:
- Alojamento: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo;
- Arquitetura e Paisagem: Quinta do Bomfim (Merenda na Vinha);
- Arte e Cultura: Caves Cockburn’s;
- Experiências Inovadoras em Enoturismo: The Wine School (WOW);
- Práticas Sustentáveis em Enoturismo: Six Senses Douro Valley;
- Restaurantes Vínicos: Restaurante Seixo by Vasco Coelho Santos;
- Serviços de Enoturismo: Quinta de Soalheiro e Caves Graham’s (ex aequo);
- Global: Quinta do Bomfim (Merenda na Vinha);
- People's Choice Award 2024: Quinta de Soalheiro.