Turismo

Prémios Best Of Wine Tourism 2021 e 2022 entregues no Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Teve ontem lugar, no Palácio do Freixo, a cerimónia de entrega dos prémios Best Of Wine Tourism 2021 e 2022. Monverde Wine Experience Hotel, em 2021, e Ventozelo Hotel & Quinta, em 2022, foram os vencedores dos prémios globais.

Após dois anos de ausência, por força da pandemia, a cerimónia voltou a realizar-se, de forma presencial, aspeto realçado pela vereadora do Turismo e da Internacionalização. “O facto de, finalmente, estarmos aqui reunidos, de forma presencial, é por si só um motivo de enorme satisfação”, sublinhou Catarina Santos Cunha.

“A pandemia colocou em destaque os territórios de baixa densidade e realçou a importância dos mesmos para o desenvolvimento da atividade turística e da economia da região. Nunca, como agora, se privilegiou tanto as experiências exclusivas e o contacto com a natureza”, acrescentou.

A cerimónia contou também com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, além de várias instituições do setor e entidades premiadas.

O concurso Best Of Wine Tourism é promovido, anualmente, pelas cidades-membro da Great Wine Capitals Global Network (na qual o Porto representa as Regiões do Douro e dos Vinhos Verdes), tendo por objetivo premiar os projetos/serviços de enoturismo que se distingam pela sua excelência e inovação em sete categorias.

“A excelência dos vossos serviços [de enoturismo] é, sem dúvida, um dos motivos do reconhecimento internacional do nome Porto e das suas regiões do vinho e que muito nos motiva a dar continuidade a este projeto”, frisou a vereadora, deixando uma palavra aos premiados: “Demonstram bem a diversidade e qualidade da oferta turística das nossas regiões vitivinícolas. As excelentes opções de alojamento, os espaços com um enquadramento arquitetónico e paisagístico singular, a riqueza da gastronomia dos restaurantes, as unidades museológicas que tão bem retratam a história e as tradições da região e as experiências exclusivas, marcam a diferença e permanecem na memória dos visitantes”.

Os vencedores dos prémios Best Of Wine Tourism são:

2021
Alojamento – Monverde Wine Experience Hotel
Arquitetura e Paisagem – Quinta do Crasto
Arte e Cultura – Casa de Mateus
Experiências Inovadoras – Quinta da Pacheca
Serviços de Enoturismo – Quinta do Vallado
Restaurantes Vínicos – Casa dos Ecos by Pedro Lemos e Restaurante Barão Fladgate, ex aequo
Prémio Global - Monverde Wine Experience Hotel

2022
Alojamento – Quinta da Gricha
Arquitetura e Paisagem – Ventozelo Hotel & Quinta
Arte e Cultura – Caves Ferreira
Experiências Inovadoras – Quinta da Aveleda
Serviços de Enoturismo – Quinta das Carvalhas
Restaurantes Vínicos – Vale do Tábua Wine & Tapas
Prémio Global – Ventozelo Hotel & Quinta
People’s Choice Award (escolha do público na categoria Arquitetura e Paisagem) - Ventozelo Hotel & Quinta
Special Achievement Award (menção especial atribuída pelas Great Wine Capitals a projetos de enoturismo excecionais) – World Of Wine (WOW)