Inovação

Prémios até 75 mil euros para soluções inovadoras na área dos dados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_questionario_online_censos.jpg

Porto.

Estão abertas até 3 de outubro as candidaturas para o Data Challenge, programa de apoio ao desenvolvimento de novas ideias de negócio com prémios que ascendem aos 75 mil euros.

O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e de qualquer Universidade/Instituto Politécnico do país. Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com as empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.

Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento, são alguns dos 20 desafios do programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados, refere o portal de notícias da Universidade do Porto.

As soluções vencedoras recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2.500 euros, acesso a incubação – durante quatro meses – na do UPTEC ou no UC Business e uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000 euros.

Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades, com a parceria de sete universidades portuguesas. As candidaturas ao Data Challenge estão abertas até 3 de outubro e devem ser submetidas no site do programa.