Inovação

Prémio nacional de eco-inovação no setor agroalimentar foi atribuído no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_vencedores_premio_ecotrophelia_2022_01.JPG

DR

Está encontrado o vencedor da 6.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, competição que promove o desenvolvimento de produtos alimentares eco-inovadores por estudantes do Ensino Superior.

Numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o primeiro prémio foi entregue ao Handy Rice, um snack desidratado à base de arroz e yacon (tubérculo com origem nos Andes peruanos e já a ser produzido em Portugal, conhecido devido ao teor muito baixo de calorias e às suas propriedades prebióticas), rico em fibra e com um sabor suavemente doce.

Este produto resulta do trabalho conjunto de estudantes do Departamento de Química e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Na qualidade de vencedora do prémio nacional, a equipa Handy Rice vai representar Portugal na competição europeia – que decorrerá em outubro, na maior feira internacional do setor, a SIAL Paris – para além de receber um prémio monetário no valor de 2.000 euros e serviços de consultoria em Internacionalização pela Market Access e Comunicação e Design pela Ivity Brand Corp.

O segundo lugar coube à equipa notEggo, com um substituinte vegetal ao ovo, com forma e consistência semelhantes a um ovo de galinha. Este produto, desenvolvido por alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, conquistou ainda a distinção “Born from Knowledge”, atribuída pela Agência Nacional de Inovação ao melhor projeto nascido do conhecimento científico e tecnológico a concurso na 6.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

A equipa MealBalls – igualmente composta por alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa – conquistou a medalha de bronze com almôndegas de vegetais com a incorporação de farinha de inseto.

Ao todo, estiveram a concurso oito equipas finalistas selecionadas de entre um total de 15 candidaturas, que envolveram praticamente 60 alunos provenientes de instituições de ensino superior de Norte a Sul do país.

Organizada pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA distingue a inovação, o espírito empreendedor e a competitividade do setor alimentar, lançando a estudantes, investigadores, professores e profissionais da indústria o repto de criarem produtos, inovadores e sustentáveis.