Ambiente

Prémio internacional distingue Parque da Cidade e Jardim do Passeio Alegre

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardim_passeio_alegre_01.jpg

Filipa Brito

O Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, espaços tutelados pelo Município, e ainda o Jardim Botânico do Porto, voltaram a ser reconhecidos pelo programa Green Flag Award como estando entre os melhores parques e espaços verdes do mundo.

Os três espaços distinguidos em Portugal com este galardão encontram-se todos na cidade Invicta. A bandeira Green Flag Award é um sinal para o público que estes parques e espaços verdes são acolhedores e bem mantidos, com o contributo dos funcionários do Município e o envolvimento dos membros da comunidade.

É assim renovada a distinção com que este prémio havia contemplado os três espaços verdes do Porto, em 2019.

A organização do Green Flag Award destaca a dimensão do Parque da Cidade, com os seus cerca de 80 hectares: "É considerado o maior parque urbano do país. As áreas verdes estendem-se por paisagens panorâmicas, que se prolongam até junto do mar, o que o torna um espaço único no mundo".

Sobre o Jardim do Passeio Alegre, no site do Green Flag Award sublinha-se o património diverso que engloba - esculturas, estruturas construídas e vida natural. "Oferece aos visitantes um dos panoramas mais bonitos da cidade", pode ler-se.

Em relação ao Jardim Botânico do Porto, tutelado pela Universidade do Porto, a organização descreve um "espaço de referência na cidade", notando a coexistência de elementos paisagísticos, florais e literários num local que em tempos serviu de inspiração para escritores como Sophia de Mello Breyner Andresen ou Ruben A.

O Green Flag Award é um programa de acreditação internacional, sem fins lucrativos, que desde 1996 reconhece e premeia os parques e espaços verdes com os mais elevados padrões de exigência na gestão e manutenção. É atribuído anualmente pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.

Em 2020 distinguiu um recorde de 2224 espaços verdes em 15 países. Para além de Portugal, foram galardoados parques e jardins na Alemanha, Austrália, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, Finlândia, Holanda, México, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Irlanda, Suécia e Turquia.