Sociedade

Prémio espanhol distingue seis personalidades com relação intrínseca ao Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto recebeu, na tarde de sexta-feira, a cerimónia que assinala os 40 anos do Real Forum de Alta Dirección, instituição criada sob a presidência de honra do Rei Emérito Don Juan Carlos. Depois de Rui Moreira, desta vez o Máster de Oro foi entregue a outras seis personalidades com relação intrínseca com o Porto.

Artur Santos Silva, Manuel Sobrinho Simões, Luís Valente de Oliveira, Mário Ferreira, Ana Pinho e Eduardo Souto de Moura constituem o grupo que viu “vida e obra de reconhecido prestígio nacional e internacional” galardoado com o Máster de Oro.

A distinção é atribuída a personalidades que se tenham revelado “verdadeira fonte de inspiração nas diversas áreas do conhecimento e da ação profissional aquém e além fronteiras”. Tem como finalidade distinguir os líderes dos vários sectores económicos, políticos e sociais do espaço ibero-americano, proporcionando um espaço de agregação social nos diversos quadrantes.

Cada um dos distinguidos recebeu, das mãos do presidente do Real Forum de Alta Dirección, Carlos Escudero de Burón, uma estatueta denominada “Metamorfose do Esforço”, uma vez que, justifica a instituição, “essa virtude, acompanhada de valor pessoal, treinamento e ética obrigatória, fazem a soma do grande líder”.

A presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e o arquiteto Eduardo Souto de Moura, não estiveram presentes na cerimónia nos Paços do Concelho, mas fizeram-se representar.

Em nome do grupo, Luís Valente de Oliveira agradeceu o “ato de generosidade que contribui para a relação de proximidade de Portugal e Espanha”. “Nós que recebemos o prémio temos muitas relações com Espanha. Para nós [o Máster de Oro] tem um sentido muito especial, tem um forte sentido de distinção que muito estimamos”, afirmou o antigo ministro e ex-presidente da Assembleia Municipal do Porto.

A cerimónia contou também com a presença do Barão de Gavín, Manuel Fuertes de Gilbert y Rojo, do Almirante da Marinha Portuguesa, António Silva Ribeiro, como presidente do capítulo português do Real Forum de Alta Dirección, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ele próprio já distinguido com o Máster de Oro, no ano passado, cuja liderança, considera aquela instituição espanhola, “agregou a cidade rumo ao desenvolvimento e à afirmação internacional".

Criado em 1982, o Real Forum de Alta Dirección assume-se como “um espaço de encontro e reflexão” que facilita “a análise social e empresarial, a investigação científica e humanística e a troca de experiências entre lideranças”.