Economia

Prémio Economia do Porto distingue trabalhos sobre retenção de talento, gestão de resíduos e o poder da marca

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Estão escolhidas as melhores teses académicas cujos temas se debruçaram, de alguma forma, sobre a dinâmica económica local e regional. Na terceira edição do Prémio Economia do Porto foi atribuído um valor global de 5.500 euros a três estudantes de mestrado que apresentaram trabalhos sobre a retenção de talento, o sistema de gestão de resíduos e o poder da marca. Cerimónia teve lugar na terça-feira, no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

Para o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, "este prémio – único no país – tem um duplo objetivo: divulgar os trabalhos académicos na área de economia sobre a cidade do Porto e/ou sua macrorregião, bem como incentivar a produção de trabalhos científicos sobre as temáticas da economia aplicada ao território local".

Saudando "a qualidade dos trabalhos apresentados, bem como a qualidade das apresentações", Ricardo Valente considera que estes "demonstram, de forma inequívoca, a capacidade de produção de conhecimento por parte da nossa Academia e a qualidade do talento que somos atualmente capazes de gerar neste território".

amerca_premio_economia_porto_2024_15.jpg

Com um trabalho de estudo sobre "O City Branding e a atração e retenção de talento: O caso da cidade do Porto", José Pedro Assunção, mestrando em Marketing na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é o vencedor do primeiro prémio.

A segunda melhor dissertação veio, igualmente, da FEP, e foi escrita por Afonso Fonseca. O estudante do mestrado em Economia e Gestão do Ambiente apresentou um trabalho sobre "O nível de circularidade dos sistemas de gestão de resíduos urbanos em Portugal: um estudo de caso comparativo entre as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa".

A fechar o pódio, o júri escolheu a tese de Maria Martins, mestranda do curso de Gestão na Católica Porto Business School, que estudou sob o tema "Marca de lugar: O caso da marca Porto.".

Trabalhos poderão ser consultados na plataforma Leme

Presente na cerimónia, Carlos Brito, presidente do júri, frisou o "resultado ‘win-win-win’ desta iniciativa: para os estudantes ou investigadores, para a academia e para a cidade do Porto".

"Este prémio é um caso de estudo de transferência de conhecimento", considera o docente da FEP, assinalando a "transparência da avaliação por parte do júri, como órgão consultivo e independente, com base numa grelha de avaliação definida no programa e nas condições de participação".

amerca_premio_economia_porto_2024_05.jpg

O Prémio Economia do Porto visa incentivar a investigação aplicada à economia local, permitindo a estudantes, interessados e investigadores apresentarem a sua perspetiva sobre a região, em áreas que envolvem estratégias de desenvolvimento económico, atração de investimento, atração e manutenção de talento, competitividade, redes de conhecimento e inovação, empreendedorismo ou diplomacia económica.

Os trabalhos vencedores das três edições estarão disponíveis na plataforma Leme, que reúne informação e dados socioeconómicos do Porto.

Até ao final do ano, abrirá a fase de candidaturas à quarta edição.