Ambiente

Prémio de Inovação em Saúde do i3S quer encontrar soluções contra a COVID-19

  • Notícia

    Notícia

#fib_i3S_27.jpg

Filipa Brito

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vai dedicar a terceira edição do Prémio de Inovação em Saúde ao combate à COVID-19, esperando que os investigadores e empreendedores nacionais e internacionais apresentem "soluções impactantes" contra o novo coronavírus. O prémio ascende aos 20 mil euros e as candidaturas estão abertas até 27 de abril.

O "i3S Health Innovation Prize" quer este ano dar um contributo à ciência que estuda o novo vírus, causador de uma pandemia. O Prémio pretende assim captar ideias inovadoras para a prevenção e monitorização da doença, novos meios de diagnósticos ou novas terapêuticas, podendo passar por soluções de suporte aos profissionais de saúde.

"É inegável que a humanidade está atualmente a travar uma guerra biológica natural com o SARS-CoV-2 e que a sociedade espera da investigação e inovação biomédicas um arsenal para combater o vírus", refere em comunicado Hugo Prazeres, coordenador do gabinete de transferência de tecnologia do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto.

Considerando que a distinção pretende desafiar e mobilizar investigadores e empreendedores a focarem "todas as suas capacidades neste problema, que inevitavelmente se tornou numa prioridade de saúde", o responsável completa que o propósito do prémio é o de "impulsionar" o desenvolvimento de tecnologias, dispositivos médicos e compostos terapêuticos.

Nesta edição, além do i3S, apoiam o prémio o Tecnimed Group, Vallis Capital Partners e a Câmara do Porto.

Os candidatos terão ainda a possibilidade de receber prémios sob a forma de produtos e serviços, atribuídos pelos parceiros desta edição, nomeadamente o gabinete de patentes Patentree, a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Porto Business School e a Esfera Cúbica - Audiovisual Productions, acrescenta o i3S.

As candidaturas ao "i3S Health Innovation Prize" decorrem até ao dia 27 de abril e os vencedores deverão ser anunciados até ao dia 15 de maio.