Sociedade

Prémio da Fundação Ilídio Pinho atribuído a José Tolentino Mendonça em cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_D_Jose_Tolentino_Mendonca_01.JPG

DR

O grande prémio da Fundação Ilídio Pinho é entregue na segunda-feira, dia 19, às 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto. O júri, do qual fez parte Rui Moreira, distinguiu o cardeal D. José Tolentino Mendonça, que será homenageado na celebração oficial, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A Fundação Ilídio Pinho atribui este galardão a personalidades que trabalhem na “promoção, divulgação e defesa dos valores da portugalidade”. A decisão de o entregar a José Tolentino Mendonça foi tomada no passado dia 25 de novembro, por um júri composto pelos presidentes da Câmara do Porto, Rui Moreira, de Lisboa, Carlos Moedas, de Vale de Cambra, José Alberto Pinheiro e Silva, e pelos reitores da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, e da Universidade Católica, Isabel Gil.

A distinção tem um valor pecuniário de 100 mil euros, ao qual se junta uma medalha desenhada, propositadamente para a ocasião, pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. A direção-executiva do prémio encontra-se a cargo de Carlos Magno.