Sociedade

Prémio Bial distingue trabalho sobre a “doença dos pezinhos”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Paramiloidose_01.JPG

DR

O Prémio Bial de Medicina Clínica 2020 distinguiu uma equipa de especialistas que realizou um estudo sobre a paramiloidose, conhecida como “doença dos pezinhos”. O estudo foi coordenado pela diretora do serviço de neurofisiologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), no qual se integra o Hospital de Santo António, Teresa Coelho.

Intitulado “A Paramiloidose em Portugal e no mundo: de doença fatal a doença crónica com qualidade de vida preservada”, o estudo destacou a importância do diagnóstico atempado e do tratamento desta patologia que “ainda é associada por muitos à forma como foi inicialmente descrita: uma doença de adultos jovens centrada no Norte Litoral”, referiu a coordenadora em declarações à Lusa.

A diretora do serviço de neurofisiologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto sublinhou que a paramiloidose “é uma doença que neste momento tem tratamento” e que “quanto mais cedo for o diagnóstico, mais resultados tem o tratamento”.

Além do CHUP, este trabalho foi desenvolvido por especialistas do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), do qual faz parte o Hospital de Santa Maria.

Os investigadores recorreram aos registos históricos de doentes que existem nos dois hospitais que são centros de referência para uma patologia neurodegenerativa rara e de transmissão genética que, segundo se estima, afeta cerca de 10 mil pessoas em todo o mundo.

Com sintomas como alterações de sensibilidade e de força nos membros inferiores, a paramiloidose foi identificada pelo neurologista português Mário Corino de Andrade na década de 50, a partir do estudo clínico e patológico de um grupo de doentes oriundo predominantemente da região da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde. Portugal lidera as estimativas mundiais com cerca de 20% do total global de doentes.

A equipa ganhou o prémio da Fundação Bial que atribuiu a esta iniciativa 100 mil euros. Foram, ainda, atribuídas duas Menções Honrosas no valor de 10 mil euros cada uma, para dois trabalhos que versavam as temáticas do cancro e a abordagem à pandemia, que marcou o ano de 2020.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa, tendo sido presidida pelo Presidente da República.