Proteção Civil

Precipitação, agitação marítima e vento colocam Porto de sobreaviso no fim-de-semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_alerta_agitacao_maritima_06.jpg

Filipa Brito

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontram-se previstos períodos de chuva, por vezes forte, nos dias 7 e 8 de janeiro. Os períodos mais críticos, que correspondem à duração dos avisos laranja, encontram-se previstos entre 06h e as 12h de sábado e entre 09h e as 15h de domingo. Circulação na Avenida Dom Carlos I será interrompida a partir do final do dia de sábado.

O Serviço Municipal de Proteção Civil avisa para a previsão de um agravamento das condições meteorológicas, a partir da madrugada de sábado e durante todo o fim-de-semana. Além da precipitação, prevê-se, igualmente, vento forte, com rajadas de sul até 75 km/h, que deixará o concelho sob Aviso Amarelo, entre as 03h e as 07h de sábado.

Quanto à agitação marítima, são esperadas ondas de noroeste com quatro a cinco metros. Face a estas previsões, o IPMA emitiu Aviso Amarelo, entre as 21 horas de sábado e as 03 horas da madrugada de domingo, momento a partir do qual o aviso passará a Laranja devido à ondulação de noroeste, entre os cinco a seis metros de altitude, mas que, até às 21 horas, poderá atingir uma altura máxima de 11 metros. Findo esse período, o aviso da Proteção Civil volta ao Amarelo.

Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar.

Por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, a circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, irá ser interrompida, a partir das 18 horas de sábado. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo efetuada uma reavaliação da situação durante a manhã de dia 9 de janeiro, segunda-feira.

Os avisos Amarelo e Laranja correspondem a “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica” e “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, respetivamente, de acordo com o Guia de utilização de avisos meteorológicos do IPMA.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente, nomeadamente:

  • a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
  • o respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu ou outros que venha a ser necessário implementar;
  • especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude do vento forte e da forte saturação dos solos;
  • a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards, bekaerts, lonas publicitárias ou outras estruturas suspensas que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados;
  • a atenção às informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e indicações, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

A Câmara do Porto, através do pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 01/2023 (em anexo).

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.