Sociedade

Prazo para responder aos Censos pela internet prolongado até 31 de maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_online.jpg

Filipa Brito

Até 3 de maio, primeiro prazo dado para submeter o questionário através da internet, o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha recebido 3,7 milhões de respostas aos Censos 2021, o que corresponde a mais de 80% dos alojamentos e superando as nove milhões de pessoas que informaram sobre a sua situação. Agora, o INE deu até ao final do mês de maio para que os cidadãos nacionais respondam ao inquérito no portal.

Apenas 10% das respostas foram dadas pelo eBalcão, disponível nas juntas de freguesia, por via telefónica ou resultaram de apoio direto dos recenseadores que se deslocam às habitações. Todas as outras submissões foram feitas através da internet em censos2021.ine.pt.

Os cidadãos portugueses devem responder aos Censos 2021 – os Recenseamentos da População e da Habitação que ocorrem de dez em dez anos – usando os códigos que encontram nas cartas entregues nas caixas de correio pelos recenseadores durante o mês de abril.

Até ao final do mês, os alojamentos que ainda não responderam irão receber um aviso de contacto ou a visita do recenseador a lembrar a necessidade de resposta ao recenseamento, que é obrigatória.

Todas as informações sobre os censos podem ser consultadas no site oficial ou solicitadas através do endereço eletrónico censos2021@ine.pt. Está, igualmente, disponível a Linha de Apoio dos Censos 2021 (210 542 021), que pode ser utilizada em caso de dificuldade na resposta via internet.