Sociedade

Prazo de inscrição no Concurso de Montras de Natal do Porto quase a terminar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_7_Casa_dos_Forros.jpg

Busilis / Menção Honrosa (2018)

Filipa Brito

Chega nesta terça-feira ao fim o período de inscrições no Concurso de Montras de Natal 2021, promovido pelo Município do Porto, em parceria com a Associação dos Comerciantes da cidade.

Já anda no ar a magia da quadra natalícia, e como é tradição o Município do Porto convida os comerciantes dos estabelecimentos tradicionais de rua a candidatarem-se ao Concurso de Montras de Natal. As inscrições decorrem até terça-feira, dia 30 de novembro, e estão abertas para quaisquer estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento, que tenham montras visíveis ao público e porta aberta para a rua ou porta de acesso para a rua.

As montras a concurso devem apresentar uma alegoria que enquadre a quadra natalícia com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento, e estar devidamente iluminadas e poderem ser vistas pelo público, desde o dia 2 até ao dia 25 de dezembro, no período das 10 às 19 horas, de segunda a sábado. Serão avaliadas segundo critérios que incluem: originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; e estética do conjunto (harmonia da imagem).

A avaliação das montras decorre entre os dias 7 e 19 de dezembro. Serão atribuídos três prémios às melhores montras de Natal: 2250 euros para o primeiro classificado, 1750 euros para o segundo, e 1250 euros para o terceiro, de acordo com a apreciação do júri do concurso.

Haverá ainda o prémio de “Montra Amiga do Ambiente” se a proposta integrar princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos. Finalmente, haverá lugar a atribuição do título “Montra Eleita pelo Público”, feita através de uma votação online.

É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição, à qual devem juntar-se duas fotografias da montra a concurso, já com a decoração alusiva à quadra natalícia. Podem ser apresentadas presencialmente no Gabinete de Munícipe (Praça do General Humberto Delgado, 266); através do Portal do Munícipe, ou, em caso de impossibilidade ou de dificuldade em submeter a proposta pelos dois meios anteriores, através do e-mail comercio@cm-porto.pt, indicando no assunto: Concurso de Natal.

Consulte o programa completo do concurso aqui. Para mais informações contacte o telefone 222 097 106 ou o e-mail comercio@cm-porto.pt.