Sociedade

Prazo de inscrição no concurso de cascatas de São João está a decorrer até ao dia 26

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_cascata_bolhao_05.jpg

Miguel Nogueira

Está a decorrer, até à próxima quinta-feira, 26 de maio, o prazo de inscrição no concurso de cascatas de São João. Serão atribuídos prémios em três categorias: concorrentes com idade superior a 15 anos; concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos; e grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais.

A palavra cascata não serve apenas para nos referirmos a uma queda de água por entre rochedos: o dicionário indica que esse termo pode empregar-se também em relação à “figuração de cenas religiosas e profanas com imagens toscas de barro, com musgo, etc.”, e é precisamente isso que se espera em mais uma edição do concurso de cascatas de São João, em que o júri vai premiar a criatividade das manifestações artísticas.

Está a aproximar-se a altura de saborear a tradição e magia da festa mais intensamente vivida pela cidade, e o costume de construir cascatas de São João mantém-se. Até 26 de maio, todas as pessoas singulares ou coletivas, com residência ou sede no concelho do Porto, podem inscrever-se no concurso. Podem concorrer todos os menores de 15 anos, individualmente ou em grupo, assim como grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais, designadamente de apoio a seniores, portadores de deficiência ou em situação de risco.

Cada instituição só poderá candidatar-se com um único trabalho (cascata), com exceção dos Agrupamentos de Escolas que poderão participar com um trabalho por cada uma das suas escolas ou Jardins de Infância, estabelece o programa do concurso.

Serão atribuídos prémios em três categorias: concorrentes com idade superior a 15 anos; concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos; e grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais. O melhor trabalho de cada uma das categorias recebe 800 euros, cabendo 600 euros ao segundo classificado. Ao terceiro caberá um troféu.

Os trabalhos apresentados a concurso devem apresentar uma alegoria que enquadre o São João e estar localizados na área do Município do Porto. Devem também poder ser vistos pelo público, gratuitamente, entre os dias 1 e 30 de junho, das 13 às 18 horas, de segunda a sábado.

As cascatas inscritas no concurso serão avaliadas de acordo com critérios de originalidade e criatividade; tema e qualidade da interpretação; domínio das técnicas e qualidade plástica; inclusão de marcas identificativas da cidade; e estética do conjunto (harmonia da imagem).

As candidaturas estão disponíveis até ao dia 26 de maio e são formalizadas mediante do preenchimento da ficha de inscrição, acompanhada por duas fotografias do trabalho a concurso, a entregar presencial no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural (Praça de Carlos Alberto, 71); ou por correio eletrónico para dmgpc@cm-porto.pt indicando no assunto “Concurso Cascatas de São João – 2022”.