Ambiente

"Praia sem Plásticos" leva 600 alunos a recolher mais de 145 quilos de resíduos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No âmbito do Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade 2023/2024, 600 alunos, de 13 escolas do Município do Porto, participaram, na passada quinta-feira, na ação “Praias sem Plásticos”.

Dirigida à comunidade escolar, esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, teve como objetivo chamar a atenção para a poluição marinha, principalmente causada por plásticos, e pretendeu envolver a comunidade escolar (com enfoque para as Eco-Escolas), desde o ensino básico ao ensino superior, em atividades de recolha, interpretação, registo e monitorização dos resíduos nas praias da cidade.

Em apenas quatro horas, foram recolhidos por alunos e professores, com a ajuda da equipa de Educação para a Sustentabilidade do Porto, um total de 145 kg de resíduos e 5212 unidades de beatas. Refira-se, a propósito, que plástico e beatas de cigarro foram os resíduos mais encontrados.

A atividade “Praia sem Plásticos” é precedida por uma sessão nas escolas envolvidas para introduzir o tema junto dos alunos e definir algumas regras básicas da iniciativa, que devem ser seguidas aquando da recolha de lixo. Por exemplo, foi explicado quais são os resíduos que não devem ser recolhidos (madeira, conchas, algas, plantas) e aqueles que devem - principalmente plásticos, mas também vidro, papel/cartão, metal, beatas, cotonetes e outros artigos sanitários, madeira processada, como paus de gelados, rolhas – e ainda que devem ser colocados nos sacos correspondentes e fazer a sua pesagem.

nmc_limpezapraias_2024_04.jpg

Após a ação de limpeza de praia, será realizada outra sessão na escola para análise e tratamento dos dados recolhidos, debate sobre o tema e definição de estratégias de comunicação/ação para envolvimento da escola e comunidade.

O lixo marinho é uma das faces mais visíveis da poluição dos oceanos e a que traz mais impacto no nosso dia-a-dia. É este tipo de poluição que se encontra nas zonas costeiras e nas praias.​ Cerca de 85% do total de lixo marinho é constituído por plástico e cerca de 50% são plásticos de uso único.​ Os plásticos são resíduos persistentes que demoram centenas de anos a degradar-se e que chegam às praias através de várias origens: transportados pelas linhas de água até ao mar ou a longas distâncias pelas correntes marinhas ou lançados nas praias por descuido.

A iniciativa "Praia sem Plásticos" é organizada pelo Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental (DMPGA), em articulação com a Empresa Municipal Águas e Energia do Porto, a Empresa Municipal Porto Ambiente, o Batalhão de Sapadores Bombeiros e a Polícia Municipal.

Escolas que participaram na ação "Praia sem Plásticos"
Escola Básica (EB) Miragaia
Escola Artística e Profissional (EAP) Árvore
Escola Básica e Secundária (EBS) Rodrigues de Freitas
EBS Filipa de Vilhena
EB Pêro Vaz de Caminha
EBS Aurélia de Sousa
Colégio Nª Sra. da Esperança
Escola de Hotelaria e Turismo
EB Manoel de Oliveira
EBS Carolina Michaellis
EB Alexandre Herculano
EBS Clara de Resende
EBS Garcia de Horta

nmc_limpezapraias_2024_08.jpg