Cultura

Praia em novembro? A emergência climática em ópera no Teatro Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

andrej_Vasilenko_Vaiva_Grainyte_Lina_Lapelyte.JPG

Andrej Vasilenko

“Imagine uma praia e você nela, ou melhor, a ver de cima: o sol escaldante, protetor solar, fatos de banho brilhantes e palmas das mãos e pernas suadas”. Imagine tudo isso... em novembro. A estreia nacional do vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2019, a ópera “Sun & Sea”, acontece no Teatro Rivoli esta sexta-feira.

O “farfalhar de sacos de plástico a rodopiar no ar” pode estragar este cenário, mas o objetivo de Rugilė Barzdžiukaitė, Vaiva Grainytė e Lina Lapelytė é, precisamente, chamar a atenção para a emergência climática, para “o ranger vagaroso de uma Terra exausta, um suspiro”.

As artistas lituanas compuseram árias que acompanham a rebentação das ondas enquanto relembram tópicos como a poluição e o contínuo branqueamento de corais. O público ouve a música e observa o espetáculo a partir das varandas do grande auditório do Rivoli. O objetivo será provocar a observação sobre nós próprios, os nossos hábitos quando estamos na praia.

Em entrevista ao The Guardian, Rugilė Barzdžiukaitė afirma que “nunca quisemos escrever uma ópera sobre alterações climáticas, nem julgar as pessoas que estão de férias, mas queríamos pensar sobre os paradoxos de como vivemos”.

Entre sexta-feira e sábado, esta obra premiada estará em repetição de hora a hora, quatro vezes em cada dia.