Mobilidade

Postos de carregamento elétrico podem ser agora instalados após sorteio

  • Notícia

    Notícia

#mno_cidade+_encontro_veiculos_eletricos_04.JPG

Miguel Nogueira

Estão encontradas as operadoras para os 10 postos de carregamento elétrico destinados a automóveis, após realização do sorteio entre os candidatos. Os alvarás podem agora ser entregues, com a respetiva licença de espaço público. Os postos de carregamento podem entrar em funcionamento desde já, sendo que a previsão é que todos fiquem instalados até outubro.

EDP Comercial, Horizondistance, Kilometer Low Cost e Mobiletric são as operadoras que ficam responsáveis por gerir os 10 postos de carregamento elétrico para automóveis, distribuídos por vários pontos da cidade.

Os locais definidos pelo Município foram: Praça de Francisco Sá Carneiro; Rua de Nove de Julho; Rua de Leonardo Coimbra; Avenida do Conselho da Europa; Avenida do Parque; Rua do Dr. José António Marques; Rua de Henrique de Medina; Rua do Jornal de Notícias; Rua de Nove de Abril; e Rua de José Gomes Ferreira.

Recorde-se que o anúncio foi lançado ainda no final de 2019 e o prazo de candidaturas decorreu nos primeiros dois meses do ano.

A instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em domínio municipal foi uma medida decidida pela Câmara do Porto, tendo em conta o princípio da sustentabilidade e calculando também que, nos próximos anos, se deverá assistir ao crescimento do número de automóveis elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às restantes políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade, que até 2050 quer atingir a neutralidade carbónica.

Recorde-se que o próprio Município tem apostado no setor da mobilidade elétrica, quer ao nível da aquisição de veículos elétricos para a sua frota quer ao nível da promoção de iniciativas neste âmbito, nomeadamente através da discriminação positiva nas políticas de estacionamento nos parques municipais.

Cada operadora pode, desde já, iniciar a atividade. Até outubro, todos postos de carregamento elétrico deverão estar a funcionar.