Sociedade

Posto de atendimento a cidadãos britânicos inaugurado no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Posto_Atendimento_Cidadaos_Britanicos.JPG

DR

O vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, esteve presente na inauguração do posto de atendimento a cidadãos britânicos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na Rua do Rosário.

No novo posto no distrito do Porto, área onde se estima haver cerca de mil residentes britânicos, é possível obter o novo cartão de residência pós-Brexit, ao abrigo do Acordo de Saída celebrado entre a União Europeia e o Reino Unido.

“A Direção-Geral dos Assuntos Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em cooperação, abriram um posto de atendimento [no Porto] aos cidadãos britânicos que, por força do Brexit, carecem de um trabalho relativo à concessão das autorizações de residência para ficarem em plenitude dos seus direitos no nosso País”, disse o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. “Calculámos cerca de mil cidadãos britânicos que vivem na nossa região, com o reagrupamento familiar poderemos chegar aos 1500 que poderão beneficiar deste apoio e deste serviço”, referiu ainda.

Este posto de atendimento, no Porto, junta-se aos novos postos de atendimento criados recentemente nos Açores, Madeira, Lisboa, Cascais e Loulé, estando previsto criar, ainda durante o mês de outubro, um posto em Quarteira, outro em Coimbra e outro em Faro.