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Portugueses reconhecem Hospital S. João como o mais relevante em responsabilidade social

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Filipa Brito

Numa lista habitualmente liderada por marcas comerciais, a resposta à pandemia veio alterar a ordenação. Segundo um estudo elaborado pela consultora OnStrategy, quando pensam em responsabilidade social, hoje os portugueses pensam nos hospitais. E, no topo das preferências, está o Hospital S. João como a marca mais relevante.

Em 100 pontos totais, a unidade hospitalar do Porto conquistou 81,9 na avaliação de atributos como notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação. O estudo anual “RepScore” abrangeu um universo de mais de 40 áreas de atividade, colocando o setor da saúde em destaque pela primeira vez.

Atrás do Hospital S. João aparece o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o Hospital da CUF. O top cinco do ranking inclui, ainda o Hospital da Luz e o Hospital Lusíadas. No campo da responsabilidade social, e dentro do campo da saúde, destacaram-se, ainda, a Pfizer, a Fundação Champalimaud e a Cruz Vermelha. Só depois aparecem instituições como a Santa Casa e a Federação Portuguesa de Futebol.

"Verificamos que o ano de 2020 penalizou de uma forma geral as marcas mais comerciais e colocou em destaque o setor da saúde com um conjunto de marcas que recolheram as melhores avaliações sobre a sua atuação e consequentemente sobre a reputação das mesmas na dimensão de responsabilidade social", afirmou Pedro Tavares, diretor executivo da OnStrategy, citado pela publicação Marketeer.

A OnStrategy é a consultora responsável pelo Global RepScore, e avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de duas mil marcas em Portugal. Além da responsabilidade social, o estudo avalia outros aspetos como produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, liderança e visão, ou performance de negócio e financeira.