Sociedade

Portugueses criam rede social

  • Notícia

    Notícia

NOMADMOVEMENT.jpg

A Nomadmovement é um novo projeto
online de jovens empreendedores portugueses que em 2015 pretende juntar mais de
100.000 viajantes numa rede social temática. Permite a partilha de fotografias,
vídeos e textos, podendo vir a afirmar-se como local privilegiado de pesquisa
para turistas e viajantes em geral.


O projeto é da autoria de três
jovens portugueses, João Monteiro, 23 anos, Vasco Vinhas e Pedro Mendes, 30
anos, e a campanha de crowdfunding foi apresentada ontem nas instalações da
UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), onde a startup
está incubada.


"Já temos algumas agências
de viagens interessadas em fazer parcerias connosco e estamos muito
entusiasmados com o potencial da nomadmovement", revelou João Monteiro.
"Mas precisamos de angariar 30 mil euros para pagar os servidores, desenvolver
a app e aplicar na parte de marketing", disse.


Para ajudar a dar o arranque,
dois viajantes portugueses, famosos pelos seus feitos, irão dar testemunho do
potencial da nomadmovement: João Paulo Peixoto, o único português a ter estado
em todos os países do mundo, e Inácio Rozeira, outro português que ficou
conhecido por dar a volta à Índia num sidecar e a volta à América do Sul numa
carrinha "pão de forma".


Recentemente, também, a equipa
nomadmovement participou no Web Summit, em Dublin, onde apresentaram o projeto
inovador. "Fomos muito bem recebidos em Dublin e o feedback foi
extremamente positivo. Realizámos muitos contatos, fomos recebido pela
Embaixada de Portugal em Dublin e surgiram as parcerias com as agências de
viagens", resume João Monteiro. Os contribuintes no crowdfunding
terão direito a experimentar o projeto já em janeiro, sendo que, a partir de
fevereiro, a plataforma fica "aberta ao Mundo".


"O objetivo é ter 10 mil
viajantes portugueses registados ao fim de um mês e 100 mil no prazo de um
ano", explicou ao Dinheiro Vivo, João Monteiro.


A Nomadmovement vai permitir
ainda, entre outros, o cálculo das milhas viajadas por cada utilizador, as
localizações do viajante no mapa através de pinpoints e prémios virtuais
mediante objetivos.