Economia

Portugal Fashion renova compromisso com a moda nacional em edição digital a partir do Porto

  • Isabel Moreira da Silva

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Filipa Brito

O Portugal Fashion está de regresso ao Porto, num primeiro momento, entre os dias 18 e 20 de março. O formato é 100% digital, mas o quartel-general dos desfiles continua estabelecido na Alfândega do Porto. Na “The Sofa Edition” a única diferença é que o público estará do outro lado do ecrã. A Câmara do Porto apoia o evento.

A Covid-19 ditou a adaptação a um modelo que já vem sendo experimentado pelas principais semanas de moda mundiais nesta temporada. E, apanhando pela terceira vez o Portugal Fashion abriu caminho a uma nova experimentação, resultado de duas edições que já se confrontaram com a pandemia. Em março do ano passado, o evento teve mesmo de ser cancelado a meio da programação, e na edição de outubro a aproximação ao digital já foi testada, ainda que conjugada com a apresentação de alguns desfiles ao ar livre.

Mas na “The Sofa Edition” o Portugal Fashion vai mais longe na investida pelo universo digital, de "forma mais sólida, pensada e construída de raiz", refere a diretora do evento, Mónica Neto, citada pela Lusa.

O objetivo é que o público siga – literalmente no sofá – todo o evento, quer seja através do site ou das redes sociais Portugal Fashion, universo online por onde vão passar todas as dinâmicas e interações programadas, entre as quais a parceria já anunciada com Hugo van der Ding, autor d’A Criada Malcriada.

Também a comunicação social e os compradores, vertente profissional que em todas as edições costuma seguir presencialmente o Portugal Fashion, vão ter de ficar à distância ao abrigo de um novo paradigma de comunicação do evento.

Nascido no Porto há mais de 20 anos com a missão de promover a moda de autor nacional, o Portugal Fashion apresenta nesta edição FW21/22 (outono-inverno 21/22) um calendário que inclui as apresentações das novas coleções dos designers Marques’Almeida, Alexandra Moura, Miguel Vieira, David Catalán, Ernest W. Baker, Maria Gambina, Diogo Miranda, Katty Xiomara, Inês Torcato, Hugo Costa, Sophia Kah, Luís Onofre, entre outros.

A decisão de avançar para uma edição a “dois takes” foi tomada depois de o plano de contingência, desenhado pelo médico de Saúde Pública e epidemiologista Ricardo Mexia, ter sido articulado com as autoridades de saúde. O recurso a vídeos já gravados e editados permite evitar o adiamento do evento, uma vez que não implica concentração de equipas para a produção e realização de novas filmagens.

“Na primeira parte partilharemos – nos dias 18, 19 e 20 de março – os nossos vídeos já gravados e editados. Na segunda parte – em datas a comunicar – voltaremos à passerelle com as restantes gravações do nosso cartaz. Estamos felizes! Porque a Moda não pode parar”, assinala a organização em comunicado.

A Câmara do Porto apoia o evento com 150 mil euros, após o Executivo Municipal ter aprovado, por unanimidade, o apoio a esta edição, na reunião realizada segunda-feira.

Na proposta do vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, salienta-se que o município tem interesse em apoiar a realização do Portugal Fashion na cidade, “contribuindo para reforçar o posicionamento do Porto como um novo epicentro europeu da moda, promovendo também o cluster da indústria criativa, que tem nos últimos anos trazido uma série de novos negócios e empresas para a cidade”.

“Este evento, ao permitir que estejam presentes criadores e a indústria, ao promover o empreendedorismo qualificado nesta área, e ao contribuir ativamente para a criação de condições para que os jovens convertam o seu conhecimento em valor económico e social, é de elevada importância para a estratégia de desenvolvimento económico da cidade e da região”, conclui.