Economia

Portugal Fashion regressa a partir de hoje com novos desfiles para assistir no sofá

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

A 48.ª edição do Portugal Fashion retoma nesta quinta-feira a apresentação das coleções de designers portugueses. Até sábado, 24 de abril, acompanhe a “The Sofa Edition”, em segmentos de três horas diárias consecutivas, que contemplam vídeos dos desfiles, entrevistas aos criadores, imagens de bastidores, conversas digitais, entre muitos outros atrativos. O presidente da Câmara do Porto foi convidado a participar neste “take 2”, e aproveitou para sublinhar o trabalho consistente do evento na promoção da moda nacional e na ligação da indústria à criatividade.

Rui Moreira, que esteve à conversa com Alexandre Meireles, presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, promotora do evento, referiu que “o Portugal Fashion tem desempenhado sempre uma tentativa de afirmação de Portugal”.

Foi durante as gravações para o “take 2” da 48.ª edição do evento, que decorreu na semana passada na Alfândega do Porto, que o autarca considerou também que o Portugal Fashion tem contribuído para alterar o paradigma do país em relação à indústria da moda, que deixou de ser reconhecido não apenas pela “confeção para produtores estrangeiros”, para passar também a ter “marca” e “design” próprios. Esse trabalho, sublinhou, “tem tido um enorme impacto na Região”.

Num formato 100% digital, o evento adaptou-se às circunstâncias criadas pela pandemia. Entre hoje, sexta-feira e sábado, apresenta-se online das 17,30 às 20 horas (pode seguir aqui).

Esta é a segunda parte da 48.ª edição do Portugal Fashion, sucedendo ao “take 1”, apresentado durante o mês de março. A decisão de avançar para uma edição a dois takes foi tomada depois de o plano de contingência, desenhado pelo médico de Saúde Pública e epidemiologista Ricardo Mexia, ter sido articulado com as autoridades de saúde.

O “take 2” abriu esta tarde com a apresentação dos primeiros desfiles da plataforma Bloom, dedicada aos jovens designers, e foi também sobre eles que Rui Moreira e Alexandre Meireles falaram, num vídeo que foi exibido imediatamente depois.

O autarca concorda com o presidente da ANJE e considera que é fundamental investir na nova geração de designers, não só apostando na vertente promocional do seu talento, mas também no mentoring, com formação de competências de gestão, de networking, de expansão e internacionalização, de prospeção e força de vendas. “Quanto mais depressa houver uma integração entre aquilo que é a criatividade, a produção, e aquilo que é depois um conceito de um negócio, melhor. Porque, apesar de tudo, o negócio tem de ser sustentável; não basta desenhar uma peça bonita”, observou Rui Moreira.

Na conversa, o presidente da Câmara do Porto realçou ainda a importância de afirmar o produto português como “um produto de qualidade”, que alie tecnologia a design, com sustentabilidade. Em suma, articulando indústria e criação, a produção ao valor acrescentado.

Com mais de 25 anos de existência, o Portugal Fashion recebe, nesta edição, o apoio do município num montante de 150 mil euros. “A Câmara do Porto tem por obrigação substituir os apoios que anteriormente vinham através das entidades estatais e que infelizmente hoje estão muito limitados”, partilhou Rui Moreira.

Ao longo destes três dias, vão ser reveladas as coleções para o próximo outono-inverno das duplas Marques’Almeida e Alves/Gonçalves, e dos criadores Luís Onofre, Diogo Miranda, Sophia Kah, Hugo Costa, Susana Bettencourt, entre outros. A apresentação é assegurada por Raquel Strada, Hugo Van der Ding e Renato Duarte.

"O sucesso do 'take 1' deu-nos um ânimo extra e também uma responsabilidade acrescida para produzir, agora, uma grande emissão online de moda. Isto significa tirar o máximo partido das potencialidades do digital e apresentar uma programação com múltiplos motivos de interesse, desde os vídeos das coleções, muito bem trabalhados estética e conceptualmente, às entrevistas, reportagens e debates", declarou a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto.

No derradeiro dia das apresentações, sábado, pelas 18,30 horas, vão ser ainda revelados os uniformes e equipamentos desportivos dos atletas portugueses para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, concebidos pelas marca portuguesa Decenio e a espanhola Joma.