Sociedade

Portugal Fashion assinala 50.ª edição com regresso presencial à Alfândega

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#fib_Portugal_Fashion_Dia_14_18.jpg

Filipa Brito

São já 50 edições. Tudo começou em julho de 1995. Este ano, o Portugal Fashion regressa à Alfândega, desta quarta-feira e até sábado, dia 19 de março, em formato presencial. “Número mais-do-que-suficiente para que tivéssemos ido ao coração, à essência, à nossa essência, e a mostrássemos ao mundo”, assegura a organização do certame.

Aos poucos, voltam os encontros, o fervilhar no backstage, os desfiles. Após dois anos de restrições por causa da pandemia, o Portugal Fashion assinala a sua 50.ª edição, em 25 anos de existência. “Recuamos no tempo e vasculhamos o arquivo à procura da nossa construção de alma. Porque é no backstage que o sangue ferve e onde o ritmo se marca. De dentro para fora. De nós para vocês”, pode ler-se no site da organização.

O evento de moda da cidade por excelência, terá mais de 30 desfiles em formato presencial, com designers e marcas portuguesas, revelação de novos valores, aposta na promoção da imagem nacional face ao exterior. Há regressos – como o do criador Pedro Pedro (dia 18, às 19,30 horas) –, estreias (da NOPIN, marca industrial da jovem criadora Catarina Pinto), nomes consagrados da moda portuguesa, como Miguel Vieira, Hugo Costa, Katty Xiomara, Luís Onofre, Susana Bettencourt, Diogo Miranda ou David Catalán, e jovens criadores emergentes portugueses (com desfiles no espaço Bloom).

“Designers” africanos presentes

O primeiro dia (16) termina com o desfile de Judy Sanderson Powered by CANEX, marcado para as 22,30 horas. O segundo (dia 17) apresenta as novas criações de Katty Xiomara (21 horas) e David Catalán (22 horas), entre outros. Miguel Vieira encerra o terceiro dia (18), com o desfile marcado para as 23 horas. Luís Onofre (às 21,30 horas) e Alves & Gonçalves (22,30 horas) são alguns dos “designers” que apresentam as suas novas coleções no último dia do Portugal Fashion.

Nesta 50.ª edição, todos os desfiles acontecem na Alfândega, exceto no sábado, dia 18, com as apresentações de Digo Miranda (11,30 horas) e da marca Ernest W. Baker (12,30 horas) programadas para decorrerem no Ateneu Comercial.

Destaque, ainda, para a segunda edição da CANEX presents Africa @ Portugal Fashion estado PF, uma parceria que vai trazer 20 “designers” africanos à Alfândega, com um total de oito desfiles (três no Bloom e cinco na plataforma principal).

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos, entre eles a Câmara do Porto, e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 — Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.