Economia

Tecnológica do Porto capta investimento de 85 milhões de dólares e duplica contratação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_sword_health_01.JPG

DR

A tecnológica SWORD Health volta a chamar a atenção dos investidores captando uma nova injeção de capital, desta vez no valor de 85 milhões de dólares (71,4 milhões de euros). Se em fevereiro a empresa que desenvolve sistemas de fisioterapia digital pretendia contratar cerca de uma centena de pessoas para o Porto, agora esse número deverá chegar às 200.

Passaram menos de cinco meses desde o anúncio do investimento de série B (a segunda fase no percurso de uma startup, com o objetivo de expandir o negócio, melhorar processos, recrutar talentos e apostar em novos mercados), no valor de 25 milhões de dólares. Esta semana, a SWORD Health confirma a mais recente injeção de capital, de série C, a segunda maior de sempre por uma empresa portuguesa.

Segundo avançou o Dinheiro Vivo, esta entrada de dinheiro vai permitir duplicar as intenções de contratação, uma vez que é esse um dos pressupostos de uma ronda de investimento deste nível. Assim, às 120 pessoas que constituíam as equipas nos escritórios em Sá da Bandeira, como em Salt Lake City e Nova Iorque, devem juntar-se, entretanto, mais 400: metade no Porto e metade nos Estados Unidos.

O investimento na startup portuguesa foi liderado pela sociedade de capital de risco norte-americana General Catalyst, que já apostou em tecnológicas como o Airbnb, Snapchat e Stripe. O grupo inclui, ainda, a BOND, Highmark Ventures e BPEA, e os atuais investidores Khosla Ventures, Founders Fund, Transformation Capital e Green Innovations.

Em comunicado, Delian Asparuhov, da Founders Fund, afirma que “a Sword está posicionada para ser uma das empresas de saúde mais importantes do mundo nos próximos cinco anos". Também o diretor da General Catalyst, Chris Bischoff, se mostrou “entusiasmado” pela parceria capaz de “potenciar o impacto em 2 mil milhões de pacientes em todo o mundo, ajudando a resolver um dos problemas mais importantes e urgentes nos cuidados de saúde em todo o mundo”, como são as patologias músculo-esqueléticas.

Além do reforço dos recursos humanos, a SWORD Health tem em mira o desenvolvimento de novas terapias digitais e o acelerar do processo de expansão, cuja operação já chega à Europa, Estados Unidos e Austrália.

Aliando a inteligência artificial a equipas clínicas, a empresa afirma que este investimento vai permitir dar resposta a um “crescimento de 600% ao ano” e ao aumento de mais de 1000% do número de pacientes em tratamento, que colocam a SWORD Health como “uma das startups com maior crescimento nos Estados Unidos”.

Desde a sua fundação, em 2015, a tecnológica portuguesa já obteve 135 milhões de dólares em injeções de capital. Um relatório divulgado, em fevereiro, pela The Startup Cities Alliance (SCALE), colocava a SWORD Health como uma das startups nacionais com maior potencial para se tornar uma empresa unicórnio, avaliada em pelo menos mil milhões de dólares.