Sociedade

Porto volta a ter este ano uma Árvore de Natal na Avenida dos Aliados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A época natalícia retomará este ano a sua cor e magia na Avenida dos Aliados, onde voltará a ser instalada uma Árvore de Natal à dimensão da cidade: terá cerca de 34 metros de altura por 15,5 metros de largura – e a montagem já está a decorrer.

Após um ano de intervalo, dada a situação excecional que se atravessava por conta da pandemia – e para evitar o que seria um incontornável foco de aglomeração de pessoas –, o Porto voltará em breve a ter a tradicional Árvore de Natal em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

O símbolo por excelência da quadra festiva será instalado na Praça General Humberto Delgado, ao cimo da Avenida dos Aliados, e promete distinguir-se pelas suas dimensões imponentes: terá cerca de 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, não sendo visitável no seu interior.

Adicionalmente, o município já celebrou com a Associação de Comerciantes do Porto um contrato para a implementação de iluminações de Natal na cidade, estando planeada a colocação de elementos luminosos natalícios num total de 80 localizações. A ligação das iluminações de Natal na cidade está prevista para o feriado de 1 de dezembro.

Entre ruas, praças, largos e jardins da cidade, haverá perto de 900 peças ornamentais a dar uma luz e colorido especial às zonas de maior presença de comércio tradicional e pontos de interesse da cidade, num total de 23 zonas – onde se incluem as ruas de Santa Catarina, Sá da Bandeira, Bolhão ou Fernandes Tomás, entre muitas outras.

Pela importância de que se revestem as iluminações de Natal para o comércio tradicional de rua do Porto, ainda a ultrapassar os efeitos da pandemia, a autarquia financiará esta iniciativa no montante global de 550 mil euros, o mesmo valor que foi contratualizado em 2020. À Associação de Comerciantes do Porto, enquanto gestora do contrato, cabe o acompanhamento da execução técnica, material e financeira do contrato.