Sociedade

Porto volta “a abraçar o que é seu”: está de regresso a Queima das Fitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_queima_2017_20.jpg

Miguel Nogueira

Quase não é preciso marcar na agenda. A primeira semana de maio volta a estar preenchida com a Queima das Fitas. A emblemática festa dos estudantes da Academia do Porto está de regresso ao Queimódromo e às ruas e salas de espetáculo da cidade de 1 a 7 de maio.

“O Porto voltará, por fim, a abraçar o que é seu”, garante a Federação Académica do Porto (FAP) em comunicado. A entidade que há décadas organiza a Queima das Fitas reforça que “os seus estudantes estarão nas ruas, no Queimódromo e nas mais bonitas salas de espetáculos da cidade, para fazer o Porto lembrar-se daquilo que nunca se esqueceu”.

A última semana académica nos moldes tradicionais aconteceu em 2019, tendo sido adaptada nos últimos dois anos face às restrições da pandemia da Covid-19, “com um profundo sentimento de responsabilidade dos jovens”.

“Fomos exemplo de uma Academia que nunca virou as costas à sua responsabilidade, e adiamos instantes na certeza de que o que regressa, regressa mais forte”, acredita a FAP, com a certeza de que este “é tempo de um regresso ambicioso, que devolverá a todos os estudantes e antigos estudantes da Academia do Porto a sua maior festa”.

A Câmara do Porto e a FAP estão a trabalhar em conjunto para garantir todas as condições de segurança para que os estudantes voltem a festejar. O recinto das Noites da Queima e o percurso do Cortejo Académico serão readaptados devido às obras realizadas no Queimódromo e às intervenções em curso na cidade.

“A reformulação do recinto das Noites da Queima pretende ser mais do que uma alteração de disposição, com uma profunda vontade de aumentar as condições de segurança e o conforto de todos os espectadores, capaz de dar resposta a novos paradigmas, disponibilizando novas ofertas diferenciadas”, reforça a FAP.

No regresso da tradição académica, segurança, ambiente e promoção cultural são as grandes bases da estratégia da FAP. A organização de estudantes acredita que “a Queima das Fitas do Porto se pode relançar como o maior evento da cidade, acompanhando a constante evolução dos tempos e enaltecendo a tradição académica de um evento que há décadas celebra os princípios de uma Academia única e una”.