Economia

Porto vence o prestigiado World Excellence Award para a cidade europeia mais amiga das startups

  • Notícia

    Notícia

world-excellence-awards.jpg

A cidade do Porto acaba de receber nos World Excellence Awards o galardão de The Best Start-up Friendly City of Europe, o que significa que é a cidade europeia mais amiga das startups. A cerimónia está a decorrer, em Istambul, e foi Rui Moreira quem subiu ao palco para receber um prémio nunca antes atribuído a nível nacional, pelo Fórum Mundial de Investimento de Business Angels.

Esta distinção representa mais um reconhecimento externo do empenho do Município no desenvolvimento de uma estratégia altamente inovadora para o apoio ao processo de criação e acompanhamento das startups com vista ao seu crescimento sustentado. Esta estratégia está ancorada no Scaleup Porto., que emergiu no final de 2015 e, em dois anos de atividade, já confirmou ser um catalisador na criação de um ecossistema de inovação e de empreendedorismo na cidade.

Atualmente as empresas do tipo startup e scaleup representam a criação de milhares de postos de trabalho altamente qualificado, contribuindo de forma clara para o desenvolvimento económico da cidade, produzindo ainda efeitos positivos ao nível da competitividade da região Norte.

O Fórum Mundial de Investimento de Business Angels (The World Business Angels Investment Forum - WBAF), promotor da iniciativa, é uma plataforma internacional que visa impulsionar a cooperação entre empresários, startups e pequenas e médias empresas, criando oportunidades de financiamento inteligente, providenciadas por investidores e instituições que trabalham com business angels (investidores) em todo o mundo.

Na gala de entrega dos prémios, Rui Moreira fez-se acompanhar pelo vice-presidente Filipe Araújo, responsável pelos pelouros da Inovação e Ambiente.