Educação

Porto vai ter mais 270 camas para estudantes universitários

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Município e Universidade do Porto avançam com projetos diferenciados para três novas residências universitárias, que darão à cidade mais 270 camas para estudantes. A primeira, no centro histórico, estará a funcionar já no próximo ano letivo.

Nas instalações requalificadas do antigo Centro Social da Sé, na Rua da Bainharia, vai nascer uma nova residência para estudantes. O espaço, cedido e renovado pela Câmara Municipal, disponibilizará cerca de 20 camas a estudantes da cidade já no início do próximo ano letivo.

O acordo já está fechado e surge no âmbito de um projeto piloto de gestão partilhada de residências de estudantes estabelecido entre o Município, a Federação Académica do Porto e a Universidade do Porto.

Município e U.Porto avaliam candidatura conjunta ao PRR para financiamento das residências

Estão também a ser estudadas, entre a Câmara Municipal e a Universidade do Porto, candidaturas conjuntas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que possibilitem a mobilização de fundos comunitários para a construção em parceria de mais duas residências na cidade: no Morro da Sé (Centro Histórico), onde está prevista uma área de construção de 6750m2 e se estima um investimento de cerca de 7 milhões de euros; e no Monte Pedral (Constituição), onde a área de construção rondará os 5000m2 e o investimento estará entre os 6 e os 6,5 milhões de euros. Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos.

As candidaturas foram, no início desta semana, alvo de análise numa reunião promovida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, com o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira. No encontro, participaram ainda a vereadora com o pelouro da Educação, Catarina Araújo, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e o chefe de gabinete Vasco Ribeiro. A U.Porto esteve ainda representada pelo vice-reitor, José Castro Lopes, e pelo pró-reitor, Pedro Alves Costa.