Ambiente

Porto vai ser a capital europeia da água e da inovação em setembro

  • Notícia

    Notícia

#mno_aguas_01.jpg

Durante oito dias, entre 24 de setembro e 1 de outubro, a cidade do Porto vai transformar-se na capital europeia da água e inovação.

Um conjunto de três grandes eventos, organizados pela Comissão Europeia, em conjunto com o Município do Porto e com o apoio institucional do Governo de Portugal, irá reunir na Invicta mais de 800 participantes, entre decisores políticos, governantes nacionais e locais, presidentes de entidades gestoras, reguladores, cientistas, investigadores, representantes da indústria e agricultura, empresas de tecnologia, startups, PME, financiadores e jovens profissionais.

Um dos pontos altos do programa será a realização da quarta conferência internacional da European Innovation Partnership on Water (EIP Water), que terá lugar entre os dias 27 e 28 de setembro, na Alfândega do Porto.

A conferência constitui a oportunidade para os 29 Grupos de Ação dentro da EIP Water mostrarem o trabalho desenvolvido na resolução dos desafios de inovação com que se depara o setor, através de palestras, painéis de discussão e sessões plenárias.

Paralelamente, serão realizadas sessões de networking com o objetivo de criar soluções criativas e inovadoras que contribuam significativamente para enfrentar os desafios do setor da água na Europa e no mundo, fazendo assim estimular o crescimento económico sustentável e a criação de emprego.

Depois de Bruxelas, Barcelona e Leeuwarden, o Porto superou com sucesso várias outras candidaturas e foi a cidade escolhida pela Comissão Europeia para acolher esta conferência.

Mas, ao longo da última semana de setembro, o Porto recebe ainda outras duas iniciativas, no âmbito do setor da água, que merecem destaque, nomeadamente, a Mayors & Water Conference 2017 (no dia 29 setembro) e a Water Innovation Lab Europe Porto 2017 (24 a 29 setembro).

No âmbito desta última iniciativa, serão desenvolvidas várias atividades de animação e ciência para envolver os cidadãos, nomeadamente, durante a quarta edição do Aquaporto, que este ano terá lugar entre 30 setembro e 1 outubro.

As iniciativas são gratuitas, mas os lugares são limitados. As inscrições abrem no início de março. Mais detalhes em www.aguasdoporto.pt.