Sociedade

Porto vai celebrar Dia Nacional dos Centros Históricos com programa repleto de atividades

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#fib_circo_contemporaneo_03.jpg

Filipa Brito

O Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH) assinala-se, oficialmente, a 28 de março. No Porto, a celebração antecipa-se para o dia 25 (sábado). Um dia que se prevê de muita animação pela cidade, com visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança, oficinas e outras atividades. O programa, constituído por mais de 50 atividades, dedica algumas iniciativas ao público mais jovem e às famílias. Com tantas iniciativas, o mote é mesmo sair de casa e descobrir o Centro Histórico.

Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto estará em festa durante o dia 25 de março. As atividades começam às 9 horas e a decorrerem até ao final do dia. Museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas ao público até às 19h00, estando também previstos percursos ao ar livre. As iniciativas, promovidas por mais de 20 entidades, sob a coordenação da Direção Municipal da Cultura da Câmara do Porto, requerem, na sua maioria, inscrição prévia.

Visitas guiadas a espaços emblemáticos da cidade

Estão planeadas visitas guiadas, por exemplo, ao interior do Teatro Nacional de São João, entre as 10h30 e as 16h30. Para esta atividade, os bilhetes poderão ser levantados uma a duas horas antes de cada visita, no átrio da emblemática sala.

"Caça ao Tesouro na Alfândega do Porto" é também outra das inúmeras visitas incluídas na programação, esta sob organização do Museu de Transportes e Comunicações. Entre as 15h30 e as 17 horas, os participantes são convidados a conhecer os espaços e história do edifício da Alfândega, com recurso a pistas, caixas mistério (com objetos da Coleção Aduaneira) e jogos tradicionais. A participação será feita mediante inscrição prévia, através do endereço de e-mail museu@amtc.pt, até às 17 horas do dia 24 de março. A atividade realiza-se com um mínimo de 10 participantes.

"Do Centro Histórico para o subúrbio: A expansão do Porto" é outra opção entre as visitas guiadas (no exterior), que lança o desafio de conhecer o Centro Histórico para lá do óbvio. Durante duas horas, entre as 10 e as 12 horas, a visita pretende analisar a expansão urbana do Porto, a partir da sua muralha gótica, através da Porta do Olival, transitando do interior do espaço muralhado para o espaço exterior (Cordoaria e antigos campos de Cedofeita). O ponto de encontro está marcado junto à porta da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Vitória. Organizada pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), a participação requer inscrição prévia, através do endereço de e-mail scardoso@iscet.pt, até às 17 horas do dia 24 de março. A visita será coordenada por Jorge Ricardo Pinto, tendo como guias alguns estudantes da Licenciatura em Turismo do Instituto.

Já o Museu das Marionetas do Porto promove, entre as 11 e as 18 horas, uma visita ao seu interior, situado na Rua de Belomonte. Ali está patente a exposição "Marionetas Contemporâneas: Criações e Discursos", dela fazendo parte obras emblemáticas da companhia e novos espaços criados a pensar em dinâmicas renovadas com o público, nomeadamente o espaço de experimentação e o espaço crianças. A exposição permite uma fruição diversa, capaz de transportar o visitante para outro lugar. Numa rua estreita, em pleno Centro Histórico, atravessar a porta do Museu, tem sido, para muitos visitantes, um encontro com a utopia.

Exposições e espetáculo multimédia

Nas exposições destaque para "Sou Esta Talvez Outra Que Eu Decida" (aberta aos visitantes entre as 10 e as 13 horas), patente no Museu da Misericórdia. Uma exposição centrada na temática do autorretrato pelas obras da artista plástica Nazaré Álvares e curadoria de Valter Hugo Mãe. Também de assinalar o espetáculo multimédia "O Hospital Central, 250 anos Hospital Santo António" (das 10 às 18 horas), organizado pelo Museu do Centro Hospitalar do Porto. Um documentário de memória institucional, um resgate de memórias e factos relevantes do trajeto histórico de uma instituição bicentenária, onde teve origem o Ensino das Ciências Médico-Cirúrgicas na cidade do Porto.

No Palácio das Artes, no Largo de São Domingos, das 11 às 12 horas, haverá lugar a um workshop de marcador de livros em Origami. Papel, cola, tesoura e lápis coloridos serão os materiais utilizados para fazer o marcador de livros mais originais de sempre. Mas não pode faltar o mais importante, a imaginação de cada um. A participação ocorre mediante o preenchimento de um formulário, disponível aqui.

Oficinas em museus e pela rua fora

Em diferentes espaços do Museu do Porto vão realizar-se um conjunto de três oficinas, intituladas "Linhas de Céu". Propondo aos visitantes uma paisagem contemporânea de um Porto antigo, o Museu Guerra Junqueiro, o Museu do Vinho do Porto e a Casa do Infante proporcionarão uma viagem no tempo entre linhas, formas e cores. Todas estas oficinas serão orientadas pelo Coletivo Arisca e destinam-se aos mais novos, com mais de três anos.

"Rabiscar o Porto - Urban Sketching" é uma outra proposta de oficina, esta desenvolvida pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, que decorrerá nos Clérigos e Miradouro da Vitória. O projeto tem o objetivo de reunir pessoas, de todas as idades, interessadas em ilustrar in situ locais da cidade. Em convívio, os participantes serão desafiados, através de diferentes materiais e abordagens, a representar aquilo que os rodeia. O material de desenho, que será disponibilizado no ponto de encontro, está limitado a 30 participantes em simultâneo.

Estátuas vivas exaltam ofícios da tradição portuense

Entre as 15h30 e as 18 horas, o Largo de São Domingos será invadido por estátuas vivas que vão exaltar os ofícios da tradição portuense. Uma varina, um pescador, uma camponesa e um camponês vão mostrar ao vivo uma cidade de outros tempos, felicitando quem por lá passar.

No Palácio das Artes, entre as 16 e as 17 horas, destaque para o espetáculo "Dos 27 aos 97, as vozes do Coro do Centro Histórico do Porto". Oportunidade para ouvir um dos 27 aos 97 anos e que apresentará o seu novo alinhamento, com músicas originais e outras bem conhecidas do público. O coro será acompanhado de conjunto musical composto por violas clássicas, guitarra elétrica, acordeão, cavaquinho, percussão e bateria.

Teatro, dança e uma conferência na Escola Superior Artística do Porto

O teatro e dança também têm previstos alguns momentos especiais, como a peça "Carilló de Companhia La Tal (ES)", que ocupa o Terreiro da Sé entre as 15h30 e as 17h30. Na dança, a Escola de Ballet do Porto apresenta-se à cidade entre as 15 e as 15h30, no Palácio das Artes, com uma performance única protagonizada por jovens talentos.

Por fim, referência à conferência "Anatomia de um processo de reabilitação: As Novas Instalações da CESAP/ESAP" que decorrerá na Escola Superior Artística do Porto. "As instalações da CESAP/ESAP - 40 anos em processo", "Viana de Lima e a Fábrica de João da Fonseca Carvalho & Filho na Rua dos Navegantes", "Projeto de reabilitação da Fábrica/Novas Instalações da CESAP/ESAP" serão alguns dos temas em debate, que contarão com diversas personalidades ligadas à ESAP. Às 17 horas está prevista uma visita ao edifício, acompanhada pela arquiteta Fátima Fernandes, coordenadora do projeto.

Conheça o programa completo do Dia Nacional dos Centros Históricos aqui.